Impeachment: Laércio Schuster pede que Moisés seja interrogado pelo tribunal misto

O deputado Laércio Schuster (PSB) pediu nesta quinta-feira (22) ao presidente do Tribunal de Justiça de SC (TJSC) e do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment, desembargador Ricardo Roesler, para que o colegiado interrogue o governador afastado Carlos Moisés da Silva. Segundo o parlamentar, o objetivo é esclarecer os fatos para realizar a votação. A denúncia do processo de impeachment cita suposta comissão por omissão no caso dos 200 respiradores comprados da Veigamed. 

“Quando teve a oportunidade, o governador afastado não compareceu pessoalmente à CPI dos respiradores para responder as perguntas dos deputados. Teve a chance e não o fez”, disse Laércio.

“Porém, agora, na condição de julgador, acredito que pode haver prejuízo ao próprio denunciado caso ele não seja ouvido por aqueles que o estão julgando. É o momento para ele se manifestar e convencer os julgadores e a própria sociedade de que não houve omissão por parte do governador afastado na compra dos 200 respiradores”.

Nesta quinta, encerra-se o prazo para que os membros do tribunal apresentem suas manifestações antes da definição da data para o julgamento do mérito da denúncia. Moisés é acusado de ordenar despesas sem observância em lei no caso dos 200 respiradores comprados por R$ 33 milhões da Veigamed. 

Schuster foi o responsável pelo voto decisivo do afastamento de Moisés. Ele foi o único parlamentar dos cinco a votar pelo prosseguimento da denúncia, e seguiu posição dos cinco desembargadores.