IFSC está com inscrições abertas para especializações EaD

O IFSC está com inscrições abertas para quatro especializações, todas com 100% a distância e inscrições gratuitas.
Foram abertas as inscrições para duas especializações na modalidade a distância: Especialização em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (Edital 18/Deing/2025-2), e a especialização em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (Edital 19/Deing/2025-1).
As inscrições podem ser feitas até 28 de julho, pelo Portal de Inscrições do IFSC. A seleção será por análise documental. O início das aulas está previsto para 19 de agosto. Os cursos são ofertados em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação (MEC).
A especialização em Educação a Distância Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (Edital 18/Deing/2025-2) é ofertada pelo Câmpus Chapecó e terá 200 vagas, sendo 40 para cada um dos polos de oferta: Chapecó, Criciúma, Florianópolis – Centro, São Miguel do Oeste e Tubarão. O curso terá atividades síncronas nas terças-feiras, das 19h às 22h, além de atividades assíncronas, totalizando 360 horas de curso.
Já a especialização em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (Edital 19/Deing/2025-1) é ofertada pelo Câmpus Urupema e terá 150 vagas, sendo 30 para cada um dos polos de oferta: Laguna, Concórdia, Lages, Florianópolis e Chapecó. O curso terá atividades síncronas nas quartas-feiras, a partir das 19h, além de atividades assíncronas, totalizando 480 horas de curso.
Em paralelo, duas outras pós também estão com inscrições abertas, mas com data limite de 21 de julho, pelo Portal de Inscrições do IFSC: Gestão de Riscos e Desastres, oferecida pelo Câmpus Gaspar (Edital 15/Deing/2025/2), e Mídias Integradas na Educação, ofertada pelo Câmpus Florianópolis (Edital 16/Deing/2025/2). Ambas são 100% a distância e gratuitas. Não há taxa de inscrição.
O curso é voltado a pessoas com formação de nível superior com diploma reconhecido pelo MEC, preferencialmente licenciatura. O objetivo é qualificar profissionais da educação para atuação diante da diversidade, complexidade e contradições das relações sociais no espaço público da escola, consolidando as relações democráticas e de convívio com as diferenças.
Os interessados devem manifestar interesse na vaga enviando a documentação listada na seção 4.4.1 do Edital de ingresso nº 10/DEING/2025/2 para o e-mail pos.ed.can@ifsc.edu.br. As instruções estão no adendo inserido após os anexos do edital, no dia 14 de julho. A seleção será por ordem de envio da documentação.
O curso tem carga horária total de 420 horas, com duração de três semestres. As aulas começam em 15 de agosto, com atividades presenciais a cada quinze dias, às sextas-feiras à noite e aos sábados, manhã e tarde.