HU-UFSC realiza eventos de sensibilização à prematuridade

Cerca de 10% dos nascimentos no mundo são de bebês prematuros
O Dia Mundial da Prematuridade é lembrado em 17 de novembro, desde 2008. E, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, tornou-se um movimento intercontinental, no qual inúmeros indivíduos e organizações de mais de 100 países unem forças com atividades, eventos especiais e se comprometem com a ação para ajudar a abordar a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebês e de suas famílias.
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), juntou-se à iniciativa mundial e irá realizar uma programação com o Curso de Sensibilização nos dias 21/11 e 26/11 e o Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru de Santa Catarina no dia 25/11.
O Curso de Sensibilização da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido será realizado nos dias 21/11 e 26/11 para os profissionais que atuam em unidades neonatais, a partir das 8h no Auditório Central do HU-UFSC.
Na programação haverá exposição dialogada, problematização de caso, dinâmica, oficina de cuidados e atividades práticas. O Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru de Santa Catarina será dia 25/11, das 8h às 18h, no Auditório Central do HU-UFSC. Será abordado o tema: “Acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade”, com relatos da implantação e implementação do Método Canguru nas instituições dos tutores; exposição dialogada sobre Método Canguru e Contato pele a pele; cuidado integral antes e após o nascimento e porque monitorar as ações do Método Canguru. Além de Oficina de Cuidado e visita à Unidade Neonatal. O evento é organizado pelo grupo de tutores do HU-UFSC, coordenação estadual do método canguru e secretaria de saúde do estado.
Metódo Canguru
O Método Canguru é uma política de saúde de boas práticas aos recém-nascidos prematuros e suas famílias e, como centro de referência, o HU-UFSC procura realizar sistematicamente os cursos de sensibilização para o Método Canguru aos profissionais que atuam neste contexto, segundo Zaira Aparecida de Oliveira Custódio, psicóloga da maternidade do HU-UFSC e consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.
No Brasil, o Método Canguru se caracteriza como uma política que preconiza condutas que proporcionam a assistência humanizada tanto ao Recém-nascido, como a sua família. E, para garantir o alcance nacional desta política o Ministério da Saúde brasileiro tem usado diferentes estratégias de disseminação do modelo assistencial Método Canguru, entre eles a manutenção de Centros Nacionais e Centros Estaduais de referência para o método e a formação e manutenção de profissionais tutores do método.
Segundo a terapeuta Ocupacional da Unidade Multiprofissional, Débora Evelin Felix Quirino De Almeida, o HU-UFSC é um dos Centros Nacionais de Referência (CNR) para o Método Canguru pelo Ministério da Saúde, assessorando 5 estados (SC, RS, PR, MS e TO), quanto as ações de implementação e implantação do Método Canguru. Considerando o papel disseminador e consultor do CNR para o Método Canguru e a responsabilidade em compartilhar sobre a Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido Pré-termo e de baixo peso – Método Canguru, sensibilizando os profissionais de saúde que atuam em neonatologia quanto ao uso das boas práticas junto ao Recém-Nascido Pré-termo e de baixo peso e sua família é importante favorecer encontros que proporcione a educação continuada aos profissionais.
Prematuridade
É considerado prematuro o bebê que nasce com menos de 37 semanas. Há uma classificação mais detalhada das idades gestacionais segundo a OMS: entre a 34ª e 36ª semana e seis dias, é considerado como prematuro tardio; de 32 a 33 e seis dias, como prematuro moderado; muito prematuro entre 28 e 31 semanas e seis dias; e prematuro extremo para bebês nascidos abaixo de 28 semanas. Quanto menor a idade gestacional, maiores são os riscos.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 340 mil bebês nascem prematuros no Brasil por ano. Outra pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidades para a Infância (UNICEF) e pela Parceria para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil (PMNCH, sigla do inglês Partnership for Maternal, Newborn and Child Health), que analisou o número de casos no mundo no período de 2010 a 2020, demonstrou que 10% dos nascimentos no mundo são de bebês prematuros.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.