16 de outubro de 2025

Hospital Universitário promove mutirão de reconstrução mamária para pacientes com câncer de mama

mutira

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza mais um mutirão de cirurgias de reconstrução mamária para mulheres que enfrentaram o câncer de mama.

Desde a criação do ambulatório de reconstrução mamária em 2019, o hospital já reduziu o tempo de espera pelas cirurgias. “Na época, havia pacientes aguardando há até 19 anos. Hoje, a espera para cirurgia está abaixo de seis meses e não há fila para consultas”, afirma o cirurgião plástico Dr. Ricardo Votto, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HU-UFSC e coordenador do ambulatório.

Durante o mês de outubro, estão previstas entre 20 a 30 cirurgias de reconstrução de mama de média e alta complexidade. O esforço conjunto da equipe busca dar dignidade e qualidade de vida às pacientes que já superaram o câncer, mas ainda carregam as marcas físicas da doença.

Entre as inovações para este tipo de cirurgia reconstrução estão as próteses de melhor qualidade, maior durabilidade e outros elementos, como enxerto de gordura, que trazem melhores resultados e maior naturalidade.

Vale lembrar que a cirurgia de reconstrução de mama é um direito previsto em lei para todas as mulheres brasileiras que passaram por mastectomia, tanto no SUS quanto na rede privada. A iniciativa do Hospital Universitário durante o Outubro Rosa reforça esse compromisso com a saúde da mulher e o combate ao câncer de mama.