16 de outubro de 2025

Florianópolis ocupa a 4° posição no ranking de melhores cidades para envelhecer.

idoso

No dia 23 de março, Florianópolis comemorou 351 anos, e celebrou também uma conquista notável: a cidade foi classificada como a 4ª melhor cidade para os idosos viverem entre as Cidades Grandes, segundo o prestigiado ranking IDL 2023 do Instituto de Longevidade MAG. As Cidades Grandes correspondem àquelas que têm acima de 100 mil habitantes, aproximadamente.

A capital catarinense, conhecida por sua beleza natural, estilo de vida descontraído e qualidade de vida excepcional, orgulha-se não apenas de suas praias deslumbrantes e rica cultura, mas também de seu compromisso com o bem-estar e a inclusão de todas as faixas etárias, especialmente os idosos. Segundo Antonio Leitão, Gerente do Instituto de Longevidade, a cidade tem as principais características para os longevos viverem com tranquilidade e segurança. “Florianópolis oferece aos longevos serviços de saúde de qualidade, espaços públicos acessíveis e seguros, transporte público eficiente e adaptado, oportunidades de aprendizado, programas de lazer e cultura inclusivos, além de políticas de habitação que atendam às necessidades específicas dos idosos,” comenta.

O IDL revela, por exemplo, que a cidade tem a 2ª maior expectativa de vida aos 60 anos e a 21ª menor taxa de idosos em vulnerabilidade social. Os idosos de Florianópolis mostram alto engajamento cívico, tendo a 5ª maior taxa de comparecimento em eleições. Por fim, a capital catarinense tem a 3ª maior oferta de saúde de profissionais de saúde com nível superior. Todos esses dados são referentes à categoria Cidades Grandes do IDL. “Em face de tais resultados, Florianópolis pode ser chamada de “amiga do idoso” com muito orgulho”, conclui Leitão.

Por: Instituto de Longevidade MAG

Foto vecteezy