Festival Choro Mulheril com programação gratuita

Entre os dias 8 e 14 de setembro, Florianópolis será palco do 2º Festival Choro Mulheril – Encontro das Mulheres no Choro, evento gratuito que reúne instrumentistas de destaque de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O festival se consolida como um dos mais relevantes do gênero no país, com programação voltada à formação, celebração e reflexão sobre o papel das mulheres no choro.
Um dos principais nomes confirmados é o da flautista, compositora e arranjadora Léa Freire, considerada referência na música instrumental brasileira. Além de participar de oficinas e rodas de choro, Léa será homenageada com a exibição do documentário A Música Natureza de Léa Freire, seguido de conversa com a artista e o diretor Lucas Weglinski, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Outro destaque da programação é o grupo Chora Mulheres na Roda (RJ), que promove representatividade negra e feminina no choro com repertório autoral e releituras de compositoras como Chiquinha Gonzaga e Nilze Carvalho. O festival também recebe o coletivo Brejeiras (PR), que mescla samba, baião e MPB com arranjos vocais femininos, e a dupla Daniela Spielmann (saxofone) e Sheila Zagury (piano), do Rio de Janeiro, com o show Entre Mil… Você!, que aproxima o choro da música de câmara e do jazz contemporâneo.
A programação inclui ainda debates e ações formativas. O documentário Chiquinha Gonzaga: Música Substantivo Feminino será exibido seguido do painel “Gênero e Racialidade no Choro”, com as pesquisadoras Carolina Alves (RJ), Lia Vainer Schucman (SC) e Mayara Araújo (SC). Também será apresentada a palestra “Choro Patrimônio Nacional”, com Camila Barros (SC), que lançará a nova Base de Dados do Choro, iniciativa de salvaguarda do gênero, reconhecido como patrimônio cultural em 2024.
O festival valoriza ainda o trabalho do coletivo Roda de Choro Mulheril, criado em Florianópolis. O Trio Mulheril – formado por Angela Coltri, Natália Livramento e Thayan Martins – se apresenta ao lado da pianista e multiartista cubana-brasileira Claudia Rivera, em show que combina improviso, delicadeza e potência criativa feminina.
O 2º Festival Choro Mulheril destaca o choro como um patrimônio vivo e plural, promovendo o intercâmbio entre gerações e regiões do país, e fortalecendo a presença feminina em um universo historicamente dominado por homens.
Oficinas e formação
As oficinas do festival são também gratuitas, mas destinadas a alunos previamente inscritos e selecionados pela organização, com critérios de conhecimento técnico e vulnerabilidade social. Ministradas por grandes professoras do coletivo Choro Mulheril e convidadas de destaque nacional, as atividades reforçam o compromisso do festival com a formação e a democratização do acesso ao choro.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
08/09, segunda-feira:
-
17h: Filme “A Música Natureza de Léa Freire”
-
Roda de conversa com Léa Freire e o diretor Lucas Weglinski (SP)
Local: Cinema CIC
Ingressos gratuitos e limitados: https://www.sympla.com.br/
-
20h: Roda de Choro com Carla Pronsato (SP), Choro Mulheril (SC) e Léa Freire (SP)
Local: Bugio Trindade
Entrada gratuita e aberta ao público
09/09, terça-feira:
-
20h: Roda de Choro com Léa Freire (SP) e Choro Mulheril (SC)
Local: Bugio Trindade
Entrada: gratuita e aberta ao público
10/09, quarta-feira:
-
20h: Roda de Choro com Carla Pronsanto (SP) e Choro Mulheril (SC)
Local: Bugio Trindade
Entrada: gratuita e aberta ao público
11/09, quinta-feira:
-
9h30: Filme “Chiquinha Gonzaga: Música Substantivo Feminino”
+ Painel de debate “Gênero e racialidade no Choro” com Carolina Alves (RJ), Mayara Araújo (SC) e Lia Vainer (SC) – com acessibilidade em Libras
Local: Cinema CIC
Ingressos gratuitos e limitados:
-
19h: Shows com acessibilidade em Libras:
-
Trio Mulheril convida Claudia Rivera (SC)
-
Chora Mulheres na Roda (RJ)
-
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Ingressos gratuitos e limitados:
https://www.sympla.com.br/
12/09, sexta-feira:
-
19h: Shows com acessibilidade em Libras:
-
Brejeiras convidam Marcela Zanette (PR)
-
Duo Sheila Zagury e Daniela Spielmann (RJ)
-
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Ingressos gratuitos e limitados:
https://www.sympla.com.br/
13/09, sábado:
-
10h: Palestra: EMMBRA – Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras com Aline Gonçalves
Local: MESC – Museu da Escola Catarinense
Ingressos gratuitos e limitados:
https://www.sympla.com.br/
-
15h: Grande Roda de Choro Mullheril com artistas convidadas e professoras do Festival – com acessibilidade em Libras
Local: Bugio Centro
Entrada gratuita e aberta ao público
14/09, domingo:
-
15h: Palestra: Choro Patrimônio com Camila Barros (SC)
16h30: Apresentação do Bandão do Festival
17h:30: Roda de Choro de Encerramento
Local: Bugio Trindade
Entrada gratuita e aberta ao público (sujeito à lotação, por ordem de chegada)
Mais informações, notícias e cobertura do evento: