Festival catarinense gratuito dedicado ao cinema experimental

O Festival Inflamável acontece de 9 a 12 de abril de 2025, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC de Florianópolis. É o único festival catarinense dedicado ao cinema experimental, com exibição de filmes em Super 8 e 16mm, além da criação de curtas no formato Super 8.
O acervo de curtas da oficina do Festival Inflamável hoje supera a produção de mais de 80 filmes realizados e todos podem ser acessados digitalmente no site www.inflamavel.art. A programação, que inclui sessões, oficinas e eventos, é totalmente gratuita.
Nesta quarta edição, o festival apresenta mais de 20 curtas realizados na Oficina de Tomada Única de Super 8, realizada em 2024, e que serão projetados competitivamente. Além disso, haverá oficinas com artistas como a cineasta uruguaia Doménica Pioli, que vai ensinar crianças e acompanhantes a criar filmes em 16mm com revelação botânica, e o Duo Strangloscope, que oferece uma oficina de Fitogramas, um tipo de cinema sem câmera.
O festival também amplia suas exibições, incluindo filmes em 35mm, além de uma exposição de instalações no MIS – Museu de Imagem e Som. Uma ação de Acessibilidade e Integração Sócio-Cultural será promovida para surdos, cegos e assistidos pelo CAPS, com oficinas de criação de filmes em 16mm.
Este ano, o festival homenageia o cineasta argentino Paulo Pécora, que volta como projecionista e apresentará a performance inédita Ensayo sobre un error recurrente. O evento é curado pelos cineastas Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, com direção executiva de Maria Emília Azevedo, e produção da Dois Plátanos e co-produção da Câmera Olho Filmes.
Duo Strangloscope/ Divulgação