Exposição gratuita ‘Não Há Mais Palavra’ do artista Murilo Leal

Dez esculturas em cerâmica e quatro objetos em madeira integram a exposição Não Há Mais Palavra do artista Murilo Leal, que será aberta na quinta-feira, 9 de maio, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. O projeto, que foi selecionado na Chamada Pública Espaço Paulo Gaiad – 1ª exposição individual, tem curadoria de Marcello Carpes. A abertura será as 19h e a entrada é gratuita.
De acordo com Murilo, o nome da exposição, que é a primeira individual da carreira, surgiu a partir de uma obra que leva o mesmo título. “Não Há Mais Palavra invoca a ausência como mote reflexivo. Sugere esta palavra como forma e conteúdo para exposição, entendendo que a ausência não remete somente à falta”, destaca o artista.
O curador salienta que a mostra explora o caráter processual na formação de um jovem artista, elencando essa condição como disparadora das hipóteses, recortes, junções, queimas e esmaltações realizadas no percurso artístico de Murilo. “Entre a palavra (ou sua ausência) e a forma, o artista cria mundos para sua apreciação e observação, traçando maneiras de entendimento e relação com o meio que envolve tais criações. A forma artística que se encontra sempre no reino das perguntas, onde as incertezas, dúvidas e indeterminações são aspectos de abertura para nos colocar em uma conversa infinita diante da matéria e da palavra”, ressalta Carpes.
Sobre o artista
Murilo Leal, natural de Maringá/PR, é artista visual, estudante e entusiasta, reside e trabalha atualmente em Florianópolis/SC, é discente do curso bacharelado de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde atuou por dois anos como bolsista de monitoria das disciplinas de Linguagem Escultórica. Antes de entrar na graduação atual cursou dois anos de Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como artista visual realiza trabalhos em múltiplas linguagens, como desenho, escultura, pintura, performance, buscando experienciar e estranhar o cotidiano das coisas, e por meio do gesto, fazer mediações entre o material e o imaterial.
Sobre o curador
Marcello Carpes é formado no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuou em diversos projetos educativos e curatoriais dentro e fora da universidade. Destaque para o período em que foi convidado para trabalhar no Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), como arte-educador. Atualmente está como arte educador no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Desenvolve trabalhos como artista, curador e arte-educador.
Serviço: Abertura da exposição individual Não Há Mais Palavra do artista Murilo Leal
Data: 9 de maio – quinta-feira
Horário: 19h
Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)
Visitação até 26 de junho de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h
Entrada gratuita