Exposição gratuita “Máscara Humana”

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, sediado em Florianópolis (SC), assume em suas instâncias de atuação o reconhecimento na contemporaneidade do valor da memória e do arquivo. As configurações midiáticas – no caso a plataforma Youtube – ampliam os dispositivos em um contexto educacional e associam a difusão à memória e ao arquivo, dão amplitude ao pensamento e a crítica em torno de um fato passado. Nessa perspectiva, de ampla utilidade, os audiovisuais pressupõem o repasse de saberes. O acesso se dá em: https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo
Com essa convicção, o instituto lança três novos documentos em formato de vídeo que registram dois Instituto Conversa, programa que alcança sua 11ª execução em setembro de 2024 com Francine Goudel, curadora-chefe do instituto, que expõe e conversa sobre os conceitos da “Curadoria e Montagem em Etérea”, exposição realizada entre dezembro de 2023 a setembro de 2024. O outro Instituto Conversa, o 12º, em outubro, tem o pensador Raul Antelo como convidado. O terceiro vídeo registra a segunda edição do programa Instituto Homenagem, promovido em novembro de 2024. Intitulado “Lugar da Arte em Carlos Humberto Corrêa”, destaca o legado de Carlos Humberto Pederneiras Corrêa (1941-2010), professor, historiador, gestor de museu, autor e organizador de livros.
Em encontros presenciais ou virtuais, esse programa investe no diálogo em torno das atividades do instituto, de conceituações curatoriais e expográficas, do papel das coleções e sobretudo da história da arte de Santa Catarina e do Brasil. Convidados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina ampliaram a possibilidade de aprendizagem sobre a teoria e o sistema de arte, em discussões sobre o sentido social na disponibilização de obras inéditas no contexto expositivo de Florianópolis, as possíveis conexões de acervos com o tempo presente e outras nuances reflexivas.
A criação dos vídeos está sob a responsabilidade de Gustavo Bardt que atende o Instituto Collaço Paulo em suas necessidades de produção de conteúdo audiovisual. Desde 2022, é responsável pelos teasers e os registros das ações do programa Instituto Conversa, disponibilizados pelo canal do instituto no Youtube. Ele conduz a Bardt Films, empresa que atua no mercado de eventos e vídeos corporativos.
Desafios diante da coleção
Na conversa “Curadoria e Montagem em Etérea”, Goudel faz conexões entre aspectos materiais e espirituais de diferentes gerações e tradições religiosas, numa montagem com cerca de cem trabalhos, entre obras artísticas e artefatos que se aproximam pelos ritos, mitos e símbolos, um modo como os fiéis se comunicam ao longo dos séculos. Trata-se de uma fala que toca os desafios diante da Coleção Collaço Paulo e traz a expertise curatorial em um mergulho por entre imagens seculares e contemporâneas do acervo. “Etérea” é a sua terceira curadoria na instituição: a primeira “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, a segunda “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, tarefa compartilhada com o estudioso Ylmar Corrêa Neto.
Reflexões e lançamento de livro
O segundo vídeo registra a fala e o lançamento do livro “Rodrigo de Haro – A Ópera do Mundo” (Inst. Collaço Paulo/2024), de Raul Antelo, o primeiro empreendimento editorial impresso da instituição. A gênese da publicação está no interesse do colecionador e diretor-presidente do instituto, Marcelo Collaço Paulo, de estabelecer parcerias e produzir pensamento em artes visuais. O título do livro dá nome a uma das salas da mostra “Máscara Humana”, que reúne 25 desenhos e pode ser vista gratuitamente até o próximo dia 26 de abril.
Professor, pesquisador e conferencista, Antelo aborda no vídeo “A Ópera do Mundo”, em que discorre sobre diferentes questões em torno dos desenhos em preto e branco do consagrado artista que viveu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. No vídeo, o espectador acompanha as reflexões do autor: “A que outras conotações da arte nos enfrentamos ao falar de opera mundi? Responder a essa pergunta esclarece o lugar de Rodrigo de Haro no panorama das artes de seu tempo”.
Personalidade de destaque
O terceiro vídeo lançado pelo Instituto Collaço Paulo registra a segunda edição do programa Instituto Homenagem, o encontro “Lugar da Arte em Carlos Humberto Corrêa”, que constitui a memória de Carlos Humberto Pederneiras Corrêa (1941-2010). Realizada em novembro de 2024, a iniciativa consiste em destacar uma personalidade do universo das artes visuais comprometida com o desenvolvimento do contexto cultural de Santa Catarina. Natural de Florianópolis, o ilhéu deixa um legado na história e no circuito artístico, atua como professor, historiador, gestor de museu, autor e organizador de inúmeros livros, acompanha uma infinidade de eventos nacionais e internacionais. No campo das artes e da museologia ajusta o Estado aos paradigmas do moderno e do contemporâneo discutidos entre os anos de 1960-70.
O vídeo traz as falas da jornalista Néri Pedroso e a de Ylmar Corrêa Neto, médico, pesquisador, colecionador e filho do homenageado. De modo introdutório, ela aborda Corrêa na gestão pública e no universo das artes visuais, já que se dizia dedicar ao gênero da história e da crítica, tendo como preferência a história antiga e a de Santa Catarina. O filho Ylmar, ao sabor das próprias lembranças, traz a memória e considerações em torno do pai.
Acesso, cultura, inclusão
A exposição “Máscara Humana” e as iniciativas que asseguram acessibilidade contam com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com esse engajamento empresarial, o Instituto Collaço Paulo garante o acesso de ações educativas e inclusivas.
Serviço
O quê: Lançamento de três vídeos de dois Instituto Conversa e um do Instituto Homenagem
Quando: 11.2.2025
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058. https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: exposição “Máscara Humana”
Quando: até 26.4.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058
Quanto: gratuito