Eventos de conscientização sobre o Autismo

O mês de abril foi marcado por um calendário recheado de atividades oferecidas pela AMA Florianópolis – Associação de Pais e Amigos dos Autistas, com o objetivo de aumentar a conscientização e promover a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A ação mobilizou a comunidade e as famílias em toda a Grande Florianópolis e a parceria com diversas entidades e empresas.

Desde sua fundação em 1994, a AMA fornece serviços especializados para indivíduos com TEA, abordando a necessidade de apoio e inclusão. Abril, conhecido como “Abril Azul”, é dedicado a espalhar a conscientização sobre o autismo e defender a inclusão de indivíduos com TEA na sociedade.

Um Mês de Imersão no Autismo

Ao longo do mês, a AMA Florianópolis organizou uma variedade de eventos, incluindo palestras, rodas de conversa, feiras, piqueniques e muito mais. Todos destinados a promover a conscientização e a inclusão de pessoas autistas. Abaixo está um resumo das atividades e eventos que proporcionaram momentos de aprendizado, alegria e inclusão para toda a comunidade.

 

·        AutDay no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores: Um dia dedicado à informação e debate sobre o autismo, com palestras e a presença de autoridades locais.

·        Evento em parceria com a Secretaria do Continente e a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho: Um dia inteiro dedicado ao networking e orientações sobre o diagnóstico e melhores práticas no autismo.

·        Abril Azul pelo Autismo no Continente Shopping: Uma manhã especial com palestras, atividades lúdicas e a oportunidade de celebrar a diversidade do espectro autista.

·        Piquenique Autismo Day: Um dia de lazer e descontração para famílias com pessoas com autismo, com música, brincadeiras e atividades de inclusão.

·        Confecção de RG: A AMA Florianópolis, em parceria com a Polícia Científica, ofereceu a oportunidade de pessoas com autismo tirarem seu RG gratuitamente.

·        Roda de conversa: Em parceria com o Floripa Collab, A AMA levou duas profissionais muito importantes: Psicóloga e Fonoaudióloga para conversar com a comunidade, dentro do Top Market.

·        Ação de Diagnósticos: A AMA Florianópolis, em parceria com a Dra. Carla Barbosa Marchesini, realizou diagnósticos para autismo para pessoas que estavam na lista de espera.

·        Participação no Jogo do Avaí X Santos: A AMA Florianópolis levou 30 pessoas autistas para assistir o jogo e apresentou uma faixa sobre inclusão no intervalo.

·        Contação de Histórias: Foram em dois momentos que a AMA levou a contação de histórias para a criançada. A ação aconteceu no Bosque Pedro Medeiros, em parceria com a Secretaria do Continente, Dibec Florianópolis e Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho.

·        Palestra sobre BPC: O Dr. Guilherme Schoroeder de Lacerda esclareceu dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com autismo.

·        Ação no Mercadão de Coqueiros: A AMA Florianópolis levou informação sobre o autismo, com a psicóloga Luísa Muller de Melo, e tirou dúvidas e conversou com os frequentadores do espaço. No evento, a AMA ainda disponibilizou 50 vagas no Projeto Social Asas do Autismo.

 

Um Compromisso com a Inclusão

O mês de abril de 2024 foi marcado por uma série de eventos promovidos pela AMA Florianópolis, reforçando o compromisso da organização com a conscientização, inclusão e apoio às pessoas com autismo e suas famílias.