Espetáculo gratuito e gravação do DVD com músicas de Chico Buarque, no CIC

Nesta terça (26), às 20h30, no Teatro Ademir Rosa – CIC, tem a gravação do DVD do espetáculo “Será que é de Éter?”- apresentação que já foi realizada pela cantora Cláudia Passos em parceria com a Lápis de Seda Cia de Dança Inclusiva em outras oportunidades, porém sem o registro que terá nessa ocasião.
A entrada será gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa em benefício da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Florianópolis. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
O espetáculo envolve o trabalho de artistas como a intérprete Cláudia Passos, que também é produtora e assina a direção artístico musical. A coreografia e direção é de Ana Luiza Ciscato, que dirige a Lápis de Seda Cia de Dança Inclusiva. A direção musical é do maestro Luiz Gustavo Zago, que também estará ao piano e é autor dos arranjos originais do espetáculo.
O projeto da gravação do DVD é possível porque Chico Buarque autorizou a utilização de músicas de sua autoria nesse novo trabalho. Entre as canções autorizadas, estão “Valsinha”, “Samba do Grande Amor”, “Cotidiano” e “Olê olá”. A liberação das canções para este novo momento de “Será que é de Éter?” Foi articulada através do Maestro Luiz Cláudio Ramos – músico, arranjador e amigo pessoal de Chico Buarque – que conheceu o trabalho de Cláudia Passos no seu primeiro álbum “Mar à Vista” (2013). O Maestro Luiz Cláudio Ramos é também reconhecido por trabalhos com outros grandes artistas da MPB como Elis Regina, Tom Jobim, Caetano Veloso e Rita Lee, além de nomes internacionais, como Mick Jagger.
O ESPETÁCULO
A partir do universo criativo de Chico Buarque, mestre na arte de enaltecer o homem comum, o espetáculo tenta contrapor a imagem de uma multidão de faces anônimas e individualidades perdidas. Na jornada da Lápis de Seda Cia de Dança Inclusiva, a permanente busca das diferenças. Em vez da negação, a evidência; em vez da ocultação, a valorização. Ao invés das semelhanças, a descoberta de outros lugares de aceitação, a crença de formas singulares de convivência coletiva, o desejo de pertencimento e de encontro com o que sem igual. Criação coreográfica essencialmente colaborativa, a partir de movimentações trazidas pelos bailarinos, a partilha de vida e cotidiano carregados de inquietações e poesia, a revelação de como se enquadram anonimamente na multidão e se libertam das amarras por meio da dança e da música.
Será que é de Éter? foi apresentado em Florianópolis, Blumenau e São Paulo entre os anos de 2017 e 2019 e teve grande repercussão e sucesso de público pelo destaque na inovação de uma proposta de realizar um show musical ao vivo/espetáculo de dança inclusiva com a participação de bailarinos com deficiência e a obra de Chico Buarque como fio condutor. Ao todo, 16 pessoas no palco entre cantora, bailarinos e músicos que retomam o Universo Buarquiano sob o olhar sensível da direção de Ana Luiza Ciscato.
SERVIÇO
Gravação DVD ao Vivo Espetáculo Será que é de Éter?
Quando: 26 de março, 20h30
Local: Teatro Ademir Rosa – CIC
Espetáculo gratuito mediante doação de alimento não perecível para Apae
Florianópolis – levar no dia
Os ingressos no Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/gravacao-do-dvd-ao-vivo-espetaculo-sera-que-e-de-eter/2360822
Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundação Franklin Cascaes
Foto: Crédito Tóia Oliveira