Entrevista: Lucas Schweitzer

Lucas que significa “aquele que traz a luz” e “iluminado”, conta um pouco da sua carreira brilhante e de sucesso.

CEO da LS Holding, com participação em empresas no mercado de E-commerce, Inteligência de Dados, Marketing e Eventos. Fundador do Empreende Brazil, movimento empreendedor que possui a maior imersão em empreendedorismo da América Latina.

Vice-Presidente Nacional da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Presidente do Floripa Convention & Visitors Bureau, Conselheiro Municipal de Turismo de Florianópolis e Diretor da LUSCH Agência, focada em inteligência em Marketing 360º com atuação em todo o país.

Autor do Livro “Tinha tudo pra dar errado”, onde narra sua trajetória de superação e conta como fez do empreendedorismo uma forma de mudança.

JT: O que te levou a querer empreender? 

Lucas: Foram dois motivos que me levaram para esse caminho, o primeiro insight foi aos 9 anos assistindo uma reportagem que falava sobre empresários de sucesso, nessa reportagem eu entendi que eles eram ricos e coloquei na cabeça que se eu quisesse ser rico eu também teria que ser empresário. O segundo foi quando fiz uma festa ainda adolescente para 200 pessoas e no fim 600 pessoas compareceram, entendi que eu tinha jeito para o negócio. Juntando isso, com a necessidade após a perda de meus pais, acredito que foi o impulsionador para que eu encontrasse no empreendedorismo, uma forma da mudança.

JT:  Você começou a empreender muito novo, e já tem uma bagagem gigante na carreira. Como se diferenciar e ser bem-sucedido?

Lucas: Eu acredito que a ordem seja o fator principal para ser bem sucedido. Primeiro você pensa no que quer colocar em prática, cria uma estratégia, amadurece a ideia, faz pesquisas, depois é o momento de agir e executar, colocar em prática e fazer acontecer. O ser é a junção dessas duas ações. Vejo que muitas pessoas pensam demais e acabam não executando. Outras executam desorganizadamente e acabam não tendo o resultado almejado devido a falta de disciplina e ordem. 

JT: Em seu livro “Tinha tudo para dar errado”, você fala sobre o poder de escolha e transformação. De que forma isso foi importante na sua vida?

Lucas: Nós temos opções na vida, ser protagonista ou coadjuvante, não existe certo ou errado, mas quando fazemos essa escolha, decidimos o que vamos fazer com maestria o resto vida. A transformação está em decidir o seu próprio futuro, auto responsabilidade pelas suas escolhas, quando você faz isso tudo se torna motivo para seguir em frente.

JT: Qual a sua opinião sobre empreender a partir do que gosta de fazer?

Lucas: Acredito que tudo que nos propomos a fazer, vai dar certo, vários empreendedores de sucesso como Gusttavo Lima e Elon Musk falaram isso em suas entrevistas, não tinha a possibilidade de desistir, era fazer até dar certo. Então, se você gosta e entende do assunto ou da área, coloca na sua mente que não importa os obstáculos, você vai fazer dar certo. A questão é: Você está disposto a pagar o preço necessário para alcançar?

JT: Que dicas e conselhos você dá para quem quer crescer na profissão ou começar um empreendimento, mas está se sentindo desmotivado ou não sabe por onde começar? 

Lucas: Comece com uma pesquisa 360° de negócios, ex. como fazer um plano de negócio, o que é gestão efetivamente, como é o mercado da área que você escolheu, para depois colocar toda a sua criatividade em prática. Não é pecado sonhar, mas vejo muitos empreendedores sonhando um cenário, não levando em consideração dados importantes e se frustrando com o projeto. Não se esqueça da ordem: pensar, agir e ser. 

JT: Na sua opinião, qual a chave para destravar a vida e alcançar a realização?

Lucas: Começa pelo fato de querer mudar, querer ser diferente, não se colocar no papel de vítima e sim sair da zona de conforto. Iniciar esse processo com pequenos movimentos como: assistir um vídeo diferente no You tube, fazendo ferramentas de coaching para entender como anda a sua vida e o que precisa mudar, faz uma ação diferente para os seus funcionários e parceiros.

JT: O que não pode faltar para ser um bom empreender?

Lucas: Na administração temos dois fatores que levamos em consideração: habilidade e competência. O bom empreendedor é aquele que tem disciplina, determinação, ordem, processos, criatividade, solução, arrojo, paciência, coragem entre outras ações. Não existe receita de bolo, mas existem processos que nos ajudam a realizar de forma organizada.

JT: Deixe um recado para os leitores do jornal.

Lucas: Seja empreendedor na sua forma de agir. Buscando sempre a solução, tendo auto responsabilidade, focando em seu melhor. Seja em seu negócio próprio, seja como colaborador de uma empresa ou seja como funcionário público, lembre-se: Você é o CEO do seu projeto, da sua função e dos seus resultados. Por isso, faça a diferença e faça acontecer.

Lucas Schweitzer