5 de dezembro de 2025

Entrevista: Dr. Kumar Krishen, cientista da Nasa

kumer

Da NASA direto para Florianópolis. Em abril de 2019 o cientista, Dr. Kumar Krishen esteve em Florianópolis, no evento doData Driven Business

O Dr. Kumar Krishen participou no dia cinco de abril, no evento do Data Driven Business. O cientista falou sobre “Como se preparar para um futuro de inovações tecnológicas”. A palestra foi baseada na sua experiência de mais de cinco décadas em frente às pesquisas sobre tecnologia e inovação. O cientista contou fatos importantes sobre as transformações tecnológicas, realidade aumentada, robotização e inovação. Também falou sobre os novos comportamentos do consumidor e como temos que nos preparar para o turbilhão de mudanças que estão surgindo.

Dr. Kumar Krishen é PHD em Engenharia Elétrica e Eletrônica. Soma 53 anos de serviços dedicados à NASA. Suas pesquisas e engenharia foram utilizados em vários experimentos e em publicações de mais de 170 trabalhos técnicos. Atuou nos estudos que levou o homem pela primeira vez à Lua em 1969, participou de estudos que vão levar a primeira tripulação humana a Marte.

O Dr. Kumar Krishen concedeu uma entrevista ao Jornal Trindade e contou um pouco sobre sua carreira e vida. Confira abaixo a entrevista:

JT: Como começou sua jornada com o conhecimento?

Kumar: Minha jornada em buscar o conhecimento do universo começou em 1955, quando deixei minha casa para o ensino superior. Eu completei mais de cinquenta e três anos em apoio à empresa de exploração espacial. E durante esta jornada, tem esboço dos lugares em que estive e projetos em que trabalhei estão publicados. Minha primeira tarefa foi identificar o material da superfície da Lua e minha recente missão antes de me aposentar da NASA em setembro de 2018 foi em apoio da volta à Lua e exploração humana de Marte.

JT: Com tanta tecnologia, acontecendo em tão pouco tempo. Como você acredita que vai estar daqui há 10 anos?

Kumar: Os próximos 10 anos, acredito que serão focados nos novos interesses em explorar o universo pelos humanos. Índia quer colocar astronautas em 2021, 2022 na órbita e isso será incrível! China quer mandar astronautas para a lua, América quer voltar a lua e ir a Marte, Rússia quer ir à lua. E pelo outro lado, iremos ver muita inovação para que os humanos vivam mais e melhor, mentalmente e fisicamente até sua idade avançada. Assim como robôs lidando com pessoas e uma grande variedade de medicamentos e vitaminas. Veremos muito esforço nessas áreas, e a chave por trás de tudo isso é a informação, onde iremos tentar encontrar pontos importantes a respeito disso tudo. Onde está o petróleo, o ferro, o ouro, o diamante, o que é isso ou aquilo para a terra? A pesquisa será de grande valia. A informação antecipada das coisas ruins que também virão como furacões, tsunamis. Se eu souber que eles estão chegando, antecipadamente, eu posso correr e me esconder. Então, muita informação será necessária para a inovação e o futuro.

JT: Quais os desafios para os próximos anos?

Kumar: Inovar! Temos que expandir as capacidades. O que temos hoje, nunca será suficiente amanhã. Vivemos na era da explosão de dados e isso não vai parar. O desafio agora é o armazenamento e o que fazer com eles.

JT: E como podemos ter um futuro inteligente?

Kumar: Temos que nos concentrar nos 4Is: Inspiração; Imaginação; Inclusão e Inovação. 

JT: Poderia deixar uma mensagem?

Kumar: Parabéns as pessoas que organizaram o evento, a professora que me trouxe e acreditou em mim e em minha mensagem. Parabéns a você Daiane que irá escrever sobre tudo isso, pois, é assim que as coisas funcionam. Estamos no caminho certo, e é por trás desse tipo de evento, que fazemos com que as pessoas tenham a oportunidade de pensar. Esse é o maior presente que podemos dar. Quando tenho vontade de tomar um café, eu primeiro penso com meu cérebro para depois pedir ou fazer um café. Essa é a beleza desse evento, o processo de pensar!