15 de outubro de 2025

Cursos gratuitos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Inscricoes

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira (18), para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. O prazo vai até o dia 19 de setembro, e o procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato do IFC.

Ao todo, o processo seletivo oferece 2.455 vagas gratuitas, distribuídas em 17 cursos técnicos, nos 15 campi do IFC localizados nas cidades de: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Videira.

Todos os cursos são gratuitos, sem cobrança de matrícula, mensalidades ou materiais didáticos.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Candidato do IFC, e para acessar é necessário ter uma conta ativa na plataforma GOV.BR, do Governo Federal. Para candidatos que não têm acesso à internet, o IFC disponibiliza computadores para realização da inscrição em todos os seus campi e também na sede da Reitoria.

A taxa de inscrição é de R$ 30. No entanto, candidatos com renda bruta familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no CadÚnico têm direito à isenção da taxa, conforme previsto no item 8 do edital. O período para solicitação da isenção vai de 18 de agosto a 5 de setembro, e deve ser feito antes do pagamento da taxa.


Mais informações e edital

O Edital nº 65/2025, com todas as informações sobre o processo seletivo, como quadro de vagas, cronograma, funcionamento do sistema de cotas, procedimentos de inscrição e detalhes sobre a prova, está disponível no Portal de Ingresso do IFC.

👉 Clique aqui para acessar o edital completo

O IFC também realizou uma live no último dia 11 de agosto, com participação da pró-reitora de Ensino, Liane Vizzotto, e do coordenador de Ingresso, Leandro Nascimento, para apresentar detalhes sobre o processo. A gravação está disponível no canal oficial do IFC no YouTube.