Cursos gratuitos no segmento de eventos e serviços de alimentação

A oportunidade de capacitação é na área eventos e serviços de alimentação.

O Senac SC e o Ministério do Turismo estão ofertando 480 vagas para cursos totalmente gratuitos. As inscrições são para Cerimonial e Protocolo para Eventos, Planejamento e Organização de Eventos Sociais e Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição. Um dos diferenciais é que as aulas são on-line, o que possibilita mais flexibilidade de horários para os alunos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site: https://www.ead.senac.br/gratuito/.

Cursos ofertados

Uma área que precisa de profissionais capacitados é a de eventos, setor que em 2022 cresceu 400% em relação a 2020, conforme estudo da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). O segmento atualmente é responsável por mais de 4% do PIB nacional. Com tanta demanda, há a necessidade de especialistas, por isso, será ofertado 160 vagas para Cerimonial e Protocolo para Eventos e 160 para Planejamento e Organização de Eventos Sociais. “Os cursos trazem elementos essenciais para quem busca o conhecimento necessário para aprimorar suas atividades no ramo de eventos ou até mesmo ingressar neste mundo”, explica Felipe Martins, analista educacional de turismo, hospitalidade e lazer do Senac SC.

O segmento de alimentação também apresenta bons números. Apenas em 2022, o setor faturou mais de 1 trilhão, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). E um fator que, além de ser uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), está sendo cada vez mais observado pelos clientes após o período de Covid-19, são as boas práticas e os cuidados sanitários com o preparo e o serviço de alimentos e bebidas. “Devidamente regulamentado pela RDC 216 de 2004, o manipulador de alimentos, seja ele direto ou indireto, deve seguir regras e procedimentos que garantem alimentos seguros para consumo”, conta Felipe.

Atendendo essa necessidade, o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição conta com 160 vagas e atende a exigência da ANVISA para manipulador de alimentos além de abordar temas como armazenamento, transporte e distribuição de alimentos de forma segura e responsável.