16 de outubro de 2025

Concerto gratuito da Orquestra de Cordas da Ilha

orquesta

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), será palco do concerto gratuito que a Orquestra de Cordas da Ilha realizará, para celebrar o Dia Internacional da Amazônia, em 5 de setembro. A apresentação ocorre às 18h30, com entrada gratuita e ingressos distribuídos no local, por ordem de chegada. Os lugares são limitados.

O programa é inteiramente dedicado à música brasileira, com obras de Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Ney Rosauro, Sant’Anna Gomes e do compositor germano-brasileiro Ernst Mahle. O violonista e diretor artístico da OCI, Marcos Pablo Dalmacio, será o solista da noite na peça Diálogo, de Mahle. Multi-instrumentista, compositor e professor, ele possui trajetória internacional e assina arranjos e interpretações que valorizam a diversidade da música brasileira.

Para o diretor-geral da Orquestra, Paulo Mattos, a escolha do repertório reforça o compromisso do grupo em aproximar o público de uma experiência cultural conectada ao Brasil: “O Dia da Amazônia é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância desse patrimônio natural e cultural. Nossa homenagem vem em forma de música, reunindo compositores que expressam a diversidade do país. Queremos que as pessoas se reconheçam nesse repertório e sintam a força simbólica que a Amazônia representa para todos nós.”

O concerto integra o projeto Relatos e Expressões da Música, realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com incentivo do Bistek e da Havan, e apoio do Floripa.com e do MASC.

Serviço:

O quê: Concerto da Orquestra de Cordas da Ilha
Quando: 5/9/2025, às 18h30
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis
Entrada gratuita – ingressos distribuídos no local, por ordem de chegada.