Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo

O Cocreation Lab, laboratório de ideação que já ajudou mais de 500 ideias a serem desenvolvidas, vai abrir a segunda turma no Monte Cristo, bairro localizado na região continental de Florianópolis. A ação é fruto da parceria entre o CEDEP – Centro de Educação Popular e o Sebrae e as inscrições estão abertas até o dia 11 de julho. 

A iniciativa pretende estimular os empreendedores e inovadores e fomentar o saber local para auxiliar no desenvolvimento da própria comunidade. As ideias selecionadas ganham apoio para serem amadurecidas e saírem mais bem preparadas para o mercado. Durante os cinco meses de programa, os participantes têm suporte para transformarem as ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias, tudo gratuito. Para o educador social Cayo Louram Zahlouth Pedroso, a parceria com o Cocreation Lab e o Sebrae foi a melhor forma de promover o encontro entre o Cedep e o universo do empreendedorismo:

“Falamos do lugar de pensar uma sociedade mais coletivista, mais empática. Quando a gente mergulhou no universo do empreendedorismo, tínhamos preocupações com o que iríamos nos deparar. O Cocreation Lab Monte Cristo nos mostrou uma forma diferente de empreender, uma forma preocupada em acumular capital pensando numa perspectiva social. Mostrou toda a potência dos empreendedores locais e promoveu uma mudança de perspectiva da comunidade, mas também do olhar do Cedep para esse território. Passamos a olhar para o território como lugar de potencialidade, que pode empreender, reter, acumular recursos e fazer esse recurso circular dentro da própria comunidade”, conta Pedroso.

Para o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, idealizador do laboratório de ideação, a criação da primeira unidade do Cocreation Lab dentro de uma comunidade foi um desafio:

“Era um público diferente do qual estávamos acostumados a trabalhar. Foi uma boa surpresa porque aprendemos muito e nos surpreendemos com o potencial empreendedor dos moradores da comunidade, ou melhor, das moradoras. Formamos a primeira turma com uma equipe composta somente por mulheres e a certeza de que fizemos a diferença na vida delas”, comemora. 

“A primeira edição do Cocreation Lab Monte Cristo foi um sucesso e nos motivou a continuar essa parceria tão relevante para o desenvolvimento do empreendedorismo na região. Também é importante destacar que o envolvimento da comunidade e do CEDEP foi fundamental para os ótimos resultados alcançados na primeira turma”, comenta o Gerente Regional do Sebrae/SC Wanderley Andrade.

O Cocreation Lab Monte Cristo será nas instalações do CEDEP. O edital está disponível no site

Sobre o CEDEP

O Centro de Educação Popular – CEDEP, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos localizada no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. A organização atende crianças, adolescentes e jovens adultos no contraturno escolar, oferecendo oficinas de artes, esportes, reforço escolar e inserção laboral, bem como oferece alimentação e atendimento subsidiado por equipe multidisciplinar. Além do atendimento às crianças e adolescentes, o CEDEP oferece aos moradores do território ações ligadas à saúde, cultura, lazer, empreendedorismo e formação laboral numa perspectiva educativa. Jovens, adultos e idosos da comunidade podem articular o uso dos espaços da organização e recebem oportunidades de acesso a cursos, orientação profissional, peças de teatro, atividades físicas e eventos.  Atualmente, em função da pandemia, o CEDEP tem atuado para o fortalecimento dos moradores da comunidade atingidos pela crise e isolamento social, através da entrega de cestas básicas e ações de distribuição de renda para compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

Sobre o Cocreation Lab

O Cocreation Lab é o maior laboratório de ideação do país e ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa, que completa cinco anos em junho de 2021, oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente, por meio de apoio de parceiros como o Sebrae, universidades, entidades empresariais, Governo do Estado e prefeituras. 

O laboratório de ideação está presente em 20 cidades catarinenses. Também acaba de chegar ao DF, com quatro unidades em Brasília e entorno, por meio de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. 

Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab mais de 500 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; a Urbees, rede de regeneração socioambiental que difunde a cultura de criação e reconexão com as abelhas nativas sem ferrão nas cidades pela sua importância ecológica no equilíbrio dos ecossistemas; e a RT Medical System, startup que integra os serviços de imagens médicas, simplificando fluxos de trabalho complexos e facilitando a vida de médicos e pacientes.

Foto divulgação – Cocreation Lab Monte Cristo turma 1