15 de outubro de 2025

Cidade da Grande Florianópolis é pioneira e usa tecnologia para acabar com filas da vacina contra a Covid-19

Vacina-Indios

Indios aldeados sen vacinado na aldeia e Umariçu1, em Tabatinga (MA). Sérgio Lima/Poder360 19.01.2021

O município de São José é o primeiro do Brasil a utilizar o sistema Gestor de Vacinas para otimizar o processo de vacinação da população

A Prefeitura de São José criou um portal online para melhorar o fluxo de vacinação. O projeto de coparticipação entre a Secretaria Municipal de Saúde e as empresas Saguaro Comunicação e Yeapps Desenvolvimento otimiza para minutos o que levaria horas. O aplicativo permite que os cidadãos antecipem o cadastro, agilizando o atendimento oferecido pelas equipes nos locais de vacinação do município.

No site, o cadastro está liberado para todos, mas no momento,  o QR-Code é enviado via Whatsapp, e-mail ou mensagem de texto somente para os idosos que fazem parte dos grupos prioritários conforme as etapas da vacinação avançam.

Lembrando que aqueles que não tem acesso à internet também será vacinado nas Unidades Básicas de Saúde, mas precisarão solicitar ajuda dos profissionais da Saúde no local, o que causa demora e filas.


O Sistema Gestor de Vacinas foi idealizado com a colaboração de duas empresas da Grande Florianópolis, Saguaro Comunicação e Yeapps Desenvolvimento de Software, que somaram tecnologias para atender às necessidades de vacinação contra a Covid-19.

É a tecnologia agilizando todo o processo de vacinação de um município, organizando todo um processo, reduzindo recursos e diminuindo filas.