17 de outubro de 2025

Balé Folclórico da Bahia em Florianópolis

BFB 2
O aclamado Balé Folclórico da Bahia (BFB), que já se apresentou em mais de 30 países e 300 cidades do mundo, realiza turnê nacional com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, a partir deste mês de  agosto.
Para comemorar os 37 anos da companhia, o will bank patrocina a iniciativa e levará o grupo para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. A série de apresentações começa nos dias 22 e 23 de agosto, com a participação do BFB no MoviRio Festival (Rio de Janeiro), e prosseguirá até outubro, passando por outras sete cidades.
Em Florianópolis, a apresentação será no dia 17 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Os ingressos para a sessão única já estão à venda na diskingressos.com.br. A realização desta turnê é a primeira da companhia via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Ministério da Cultura, com patrocínio master do banco digital.
Criada em 2022, a montagem “O Balé Que Você Não Vê” cravou o retorno do Balé Folclórico da Bahia aos palcos após o período da pandemia. O espetáculo é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter ativa, tanto financeiramente quanto tecnicamente. Walson (Vavá) Botelho, diretor-geral e fundador da companhia, afirma que “O espetáculo O Balé Que Você Não Vê reflete a nossa resistência. Ele foi montado e teve sua estreia mundial depois de mais de dois anos sem a companhia se apresentar. Foi um enorme desafio, mas também uma grande celebração”. No palco, o grupo de dança afro-baiana apresentará três coreografias concebidas especialmente para esta produção: Bolero, de Carlos Durval; Okan, de Nildinha Fonseca; e 2-3-8, de Slim Mello, além de exibir o repertório clássico do grupo, com Afixirê, uma coreografia de Rosângela Silvestre reconhecida internacionalmente.
Este projeto de circulação nacional foi originalmente concebido para festejar os 30 anos da companhia. Destaca Vavá Botelho que “O projeto dessa turnê nacional foi concebido para celebrar os 30 anos do Balé Folclórico da Bahia, mas só agora, sete anos depois, vamos realizar a turnê graças ao patrocínio do will bank, que abraçou nosso projeto e vai levar a companhia para três regiões do país”.
A crítica de dança do The New York Times, Anna Kisselgoff, escreveu que “O prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”. A jornalista também declarou em uma de suas críticas para o jornal norte-americano que “Eu já assisti seus maravilhosos bailarinos em diferentes países, sempre se comunicando com o público. Crianças e adultos são tomados de imediato pelos ritmos e encantos de sua arte”.
Serviço:
Turnê Balé Folclórico da Bahia (BFB) / Espetáculo O Balé Que Você Não Vê
Quando: 17 de outubro
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600
Horário: 20h30
Valor dos Ingressos: R$ 80 a R$ 160
Venda de Ingressos: diskingressos.com.br
Foto: Célia Santos