Aprenda a organizar o orçamento

Se você está perdendo o sono porque sobra boleto no fim do mês, então precisa urgentemente elaborar um orçamento pessoal – ou familiar. Sem saber exatamente o que entra e o que sai do seu bolso, não tem saúde financeira que resista.
Para resolver isso, dois pontos são cruciais: a) levantar tudo o que ganha e gasta mensalmente e b) partir para a elaboração do seu orçamento. Para ter sucesso, será preciso seguir quatro etapas: planejamento, registro, agrupamento e avaliação.
Conforme explica Bruno Brindaroli Bastos, Gerente de Relacionamento e Negócios da Cooperativa de Crédito Únilos, todo trabalhador ou núcleo familiar precisa saber exatamente quanto ganha e quanto gasta ao longo de cada mês para conseguir manter sua saúde financeira.
“Contar com uma boa gestão financeira em casa é fundamental para suprir todas as nossas necessidades básicas, como alimentação, saúde, moradia, estudos e lazer, bem como realizar sonhos, como uma viagem nas férias”, salienta Bruno. “Para isso ser possível, é preciso ter tudo anotado e não fazer gastos por impulso. Se começar a gastar mais do que ganha, as dívidas logo viram uma bola de neve complicada de resolver”, completa.
Abaixo, aprenda a organizar um orçamento pessoal ou familiar em 4 etapas:
Etapa 01: Planejamento
Em uma planilha eletrônica (ou caderno) crie 4 colunas: Receitas Fixas, Receitas Variáveis, Despesas Fixas e Despesas Variáveis. As receitas fixas são os valores que você recebe sem variação (ou mínima) de um mês para o outro, como salário, aposentadoria ou rendimentos de aluguel, etc. Já as receitas variáveis são aquelas que mudam de um mês para o outro, como comissões por vendas, recebimento por aulas particulares, venda de docinhos, etc.
Na coluna das despesas fixas entram os gastos que não variam (ou variam pouco), como aluguel, prestação de financiamentos, mensalidade escolar e/ou academia, etc. E nas despesas variáveis ficam os valores que mudam de um mês para outro, como faturas de cartões de crédito, contas de luz e de água, gastos com transporte, um presente de aniversário, etc. Importante: não esqueça de incluir compromissos sazonais de cada mês, como IPTU, IPVA, seguros, matrícula escolar, consultas médicas, remédios, prestações de lojas, etc.
Fazendo esse levantamento, você conseguirá visualizar tudo o que deve entrar e o que deve sair da sua conta, permitindo fazer cortes, se necessário, bem como pequenos investimentos, em caso de sobrar recursos.
Etapa 2: Registro
Para saber se o planejamento mensal se confirmou, guarde os comprovantes (notas fiscais, recibos) de todas as receitas e despesas e atualize a planilha ao final do dia ou da semana. Para não esquecer nada, leve consigo uma pequena agenda/caneta ou use o celular para anotar tudo, até mesmo o cafezinho que tomar. Ao passar para o seu orçamento, indique a forma de pagamento: se foi dinheiro, débito ou crédito, para facilitar a confirmação no extrato bancário depois.
Etapa 3: Agrupamento
Para facilitar o seu controle, separe as receitas e despesas por grupos similares, como alimentação (supermercado, lanche, café, doces, happy hour com os amigos, etc.), saúde (consulta, remédio, dentista, etc.), transporte (passagem de ônibus, gasolina, uber, etc.), habitação, lazer, entre outros. Fazendo isso, fica mais fácil verificar quanto do salário ou da renda é gasto em cada grupo de itens, além de auxiliar com os ajustes ou cortes que eventualmente sejam necessários.
Etapa 4: Avaliação
Chegou a hora de fazer uma avaliação criteriosa do seu mês. Some quanto entrou e quanto saiu. Confira tudo com muita atenção (balanço) e verifique se os gastos foram compatíveis com seu orçamento: empatou (neutro), sobrou (superavitário) ou faltou dinheiro (deficitário)? Verifique se não dá para gastar menos em alguma área para juntar dinheiro para aquela viagem tão desejada. Por exemplo, observe quanto gastou ao longo do mês com um simples cafezinho ou refrigerante diário e reflita se não dá para diminuir a frequência desse consumo. Reflita se, a médio ou longo prazo, essa pequena economia não ajudaria a realizar um dos seus sonhos.
Foto: Divulgação.