Alesc terá Frente Parlamentar para investigar mortes por Covid-19
A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) terá uma Frente Parlamentar exclusiva para acompanhamento dos dados dos óbitos por Covid-19 em Santa Catarina. O pedido para formalização da Frente foi protocolado nesta quarta-feira (7) e é assinado por nove parlamentares.
Segundo o deputado Kennedy Nunes (PSD), que iniciou o processo, o objetivo é identificar se as vítimas tiveram o devido atendimento nas unidades de saúde e se os dados da morte informados pelos hospitais está em regularidade com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O parlamentar tem batido na questão nos últimos dias relatando casos de pessoas que faleceram após tratamento irregular ou supostos descasos de unidades de saúde. A intenção, diz, é encontrar erros para não cometê-los novamente. O trabalho vai abranger hospitais públicos, privados e filantrópicos e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e serão analisados prontuários e atestados de óbitos, entre outros documentos.
Além de Nunes, participarão da Frente os deputados Ismael dos Santos (PSD), Milton Hobus (PSD), Sargento Lima (PL), Marcius Machado (PL), Nilso Berlanda (PL), Ivan Naatz (PL), Silvio Dreveck (Progressistas), e Nazareno Martins (PSB).