11º livro de Ana Lavratti acolhe e encoraja o leitor

Moradora da Trindade há 19 anos, Ana Lavratti lançou seu 11º livro, “Alegria a gente cria”, dentro da programação do Floripa Conecta. A partir de agora, a obra está à venda na Essen Vinhos e na FlôTeaHouse do Pátio Milano. “Em 95 versos, eu conduzo o leitor a priorizar expressões positivas para organizar os próprios pensamentos. Como as palavras que escolhemos definem a intensidade da experiência, adotar um monólogo interior vence-dor, trocando expressões de ansiedade e lamento por outras de força e coragem, torna a vida mais leve e alegre”, explica a autora, que condensou neste livro de bolsa as telas mais fotografadas de suas palestras de superação.

Com graduação e mestrado pela UFSC, a jornalista e escritora Ana Lavratti venceu o Prêmio Catarinense de Literatura, da Academia Catarinense de Letras, e o Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Cultura / Economia Criativa. No último ano, Ana também recebeu a Medalha da Academia de Letras dos Militares Estaduais e a Medalha Francisco Dias Velho, no aniversário de Florianópolis. Com notória expertise na redação de biografias, ela agora premia os leitores com post-poemas: versos compactos para ler, refletir, postar e compartilhar.

Somando os mais distintos aprendizados, como a formação em Contoterapia, a programação neurolinguística, o vocabulário transformacional de Tony Robbins e a escrita afetuosa, Ana criou mantras de produtividade, protagonismo e afirmação do propósito, que agora compartilha com o leitor em 144 páginas. Entre versos inquietantes e frases de impacto, a autora desencadeia convincente e sutilmente uma postura mais positiva, ou como prefere batizar, a adoção de um “monólogo interior vence-dor”, que nos acolhe e encoraja em vez de reduzir ou condenar.

 

O prefácio é de Vanilsa Silvano, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, para quem o livro é um convite para uma jornada de autodescoberta. “Nas palavras de Ana, encontramos uma sabedoria que ressoa em nosso coração e nos encoraja a sermos as heroínas de nossas próprias histórias”, resume a presidente do CEME/FACISC. As ilustrações são de Lara Lavratti, filha da autora que cursa Design no Ceart/Udesc, e o projeto gráfico é de Marcela Fehrenbach, finalista do prêmio Jabuti.

FOTO CRÉDITO: JORGE DAUX