UniSociesc Joinville realiza palestra sobre Racismo e Consciência Negra

O evento, gratuito e aberto, traz à tona importantes reflexões sobre o tema, especialmente depois de casos notórios de racismo no Brasil, nos últimos dias.

Diante de um cenário, e vale ressaltarmos em pleno ano de 2020, onde a primeira vereadora negra eleita, em Joinville, sofre ataques por racismo e ameaças, e um homem negro é espancado até a morte em um supermercado, em Porto Alegre, fica evidente a importância de ainda ser amplamente discutido o preconceito de cor e raça.

A vereadora eleita Ana Lúcia Martins é a primeira mulher negra a ser escolhida em voto popular para o cargo em Joinville. Logo após o resultado, Ana Lúcia teria recebido ameaças de morte e ataques pelas redes sociais. Já no Rio Grande do Sul, o caso foi em um supermercado de Porto Alegre. O homem negro foi abordado por seguranças do local e espancado até a morte diante das câmeras de segurança.

Os dois casos aconteceram na semana da consciência negra. O dia 20 de novembro é marcado pela data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e instiga questionamentos sobre racismo, discriminação, igualdade e inclusão de negros na sociedade e na cultura.

Com foco em promover o debate contra o racismo, que permanece mais importante do que nunca, a UniSociesc realiza, nesta quarta-feira, 25 de novembro, uma palestra online com o tema: Racismo e Consciência Negra Interseccional.

“O evento é para celebrar o mês da consciência negra, trazer à tona a questão e a reflexão, para a sociedade, do quanto os negros sofreram no período da escravidão. Além disso, lembrar das figuras que lutaram e lutam em combate às opressões vividas por eles”, afirma a coordenadora do curso de Direito da UniSociesc Joinville, Manuela Fernanda Gonçalves Ferreira.

A palestra principal fica a cargo da Promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação, do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Vaz. Ela atua fortemente em relação a temas como feminicídio e igualdade racial. Além disso, em outubro desse ano, entrou na lista da ONU das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo.

Serviço:

Palestra online: Racismo e Consciência Negra Interseccional;

Data da Transmissão: 25/11, quarta-feira;

Horário da Transmissão: 19h;

Quem pode participar: Acadêmicos, professores e comunidade.

Quanto: Gratuito

Como participar: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=7gQwGpqt1_M&ab_channel=UniSociesc

Crédito: LLCOM/Divulgação