Udesc Cefid presta apoio a distância na pandemia para pacientes com fibrose cística
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, tem prestado assistência a distância para crianças e adolescentes com fibrose cística e outras pneumopatias crônicas durante a pandemia de Covid-19, por meio do projeto RespiLar, vinculado ao programa de extensão Brincando de Respirar.
O projeto dá suporte aos pacientes e seus familiares ou responsáveis, durante o período de distanciamento social, por meio do telefone, de vídeos e das redes sociais, como o perfil do programa no Instagram.
O objetivo é manter o acompanhamento fisioterapêutico e a realização das atividades terapêuticas em domicílio, a distância, para todo o público atendido pelo programa. As ações são realizadas por professoras, fisioterapeutas voluntárias, graduandos e pós-graduandos do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid.
Adaptação à pandemia
Com a suspensão dos atendimentos presenciais, em março, o ajuste das atividades à pandemia começou com a criação de um grupo no Whatsapp para acompanhamento dos pacientes e orientação aos responsáveis.
Semanalmente, a equipe divulga vídeos e materiais informativos, pelo aplicativo e também nas redes sociais, sobre intervenções fisioterapêuticas e exercícios. O intuito é manter a adesão ao tratamento fisioterapêutico, sanar possíveis dúvidas e monitorar os pacientes.
Os conteúdos incluem, por exemplo, orientações sobre a higienização de nebulizadores e brincadeiras usadas no tratamento fisioterapêutico respiratório, como a “Pep subaquática”, “Flor e vela” e “Histórias ao vento”.
Os participantes também encaminham vídeos e fotografias realizando as atividades para que a equipe de profissionais possa monitorar a execução.
Sobre o programa
Criado em 2010 e coordenado pela professora Camila Schivinski, o programa Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções cardíacas e respiratórias, além de orientar pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.
O programa é constituído, ao todo, por cinco projetos distintos e, fora da pandemia, suas atividades são realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid
A iniciativa tem apoio de parceiros externos, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e a organização Unidos pela Vida.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br. Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.
Foto: Divulgação/ Udesc