“Tributo ao Queen”, com a Camerata Florianópolis
“Tributo ao Queen”, último grande espetáculo criado pela Camerata Florianópolis, será apresentado na Ópera de Arame, em Curitiba, no dia 13, domingo, às 19h. Homenagem à popularíssima banda inglesa de pop-rock que projetou Freddie Mercury, o show começou a ser planejado em 2018 e em maio deste ano estreou no Mampituba Clube de Campo, em Criciúma, sendo depois exibido na avenida Beira-mar Norte, no Teatro Ademir Rosa (CIC), ambos em Florianópolis, e no Teatro da Liga, em Joinville. A regência será do maestro Jeferson Della Rocca e a produção, em Curitiba, é de Maria Elita Pereira e Orth Produções.
Orquestra catarinense conhecida por espetáculos que misturam os gêneros erudito e popular, a Camerata apresenta os maiores sucessos criados por Mercury (vocais e piano), Brian May (guitarra e vocais), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais), como “Love Of My Life”, “Bohemian Rhapsody”, “I Want To Break Free” e “We Are The Champions”.
A banda Queen foi fundada em 1970 e permaneceu ativa, com sua formação clássica, até 1991. Foi um verdadeiro expoente no seu estilo, e também um dos recordistas de vendas de discos – mais de 300 milhões de cópias ao redor do mundo. É também conhecida por ser altamente eclética, variando entre diversas vertentes do rock. A banda lançou 15 álbuns, várias coletâneas e trabalhos em vídeo.
MESCLA DE ESTILOS
Com a mesma equipe que há 11 anos apresenta o programa de maior sucesso da orquestra, o “Rock’n Camerata”, também integram o “Tributo ao Queen” os vocalistas Daniel Galvão, Carla Domingues, Rodrigo “Gnomo” Mattos e Dudu Fileti, os guitarristas Eduardo Pimentel e Renato Pimentel, o baixista Baba Junior, o baterista Ginho Bernardes e o percussionista Marcio Bicaco. Os arranjos orquestrais levam a assinatura do compositor e pianista Alberto Heller.
A Camerata Florianópolis vem se destacando pela mescla de instrumentos de orquestra e de banda, como violinos e guitarras. Nos últimos, fez parcerias com artistas como Lenine, Zeca Baleiro, Toquinho, Paulinho Moska e bandas como o Dazaranha e o Expresso Rural. Em suas temporadas, além do erudito, incursiona pelo pop, rock, reggae, samba, chorinho e música eletrônica. Em 2015, acompanhou o guitarrista norte-americano Steve Vai no Rock in Rio.
Grupo de grande versatilidade, seu repertório inclui os espetáculos “Música Popular Brasileira”, “Camerata in Jazz” (com arranjos e direção de Luiz Gustavo Zago), “Rock’n Camerata” (arranjos de Alberto Heller e participação da banda Brasil Papaya Instrumental) e “Música Eletrônica” (em parceria com o Elekfantz).
Mesmo com o ritmo intenso de trabalho, desde sua criação a Camerata se envolveu em projetos sociais como o Educando com Música e o Música e Cidadania, que contribuíram para a democratização do acesso a espetáculos eruditos por meio do programa Concertos nas Comunidades e turnês pelo interior de Santa Catarina.
SERVIÇO
O QUÊ: “Tributo ao Queen”, com a Camerata Florianópolis
ONDE: Ópera de Arame (rua João Gava, 970, Abranches), em Curitiba
QUANDO: 13 de outubro de 2019, às 19h
QUANTO: No local, R$ 60,00 a R$ 120,00; no site www.diskingressos.com.br