Sessão psicanálise vai ao cinema aborda melancolia e perdas

Debate virtual promovido pelo Cineclube Fundação Cultural BADESC e a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Sul, será sobre o filme Réquiem para a Senhora J

               

               O filme, que se passa em Belgrado, capital da Sérvia, apresenta a falta de perspectiva e a burocracia de um país que atravessa diversas crises políticas, sentidas principalmente pela classe trabalhadora. E neste turbilhão está Jelena. Após perder o marido, ela acredita que já viveu o suficiente e decide que no aniversário da morte do esposo vai tirar a própria vida. Mas, antes ela precisa resolver uma série de coisas.

                A cineasta e curadora do Cineclube, Vanessa Sandre, recebe na live para debater sobre o filme três convidados. Os debatedores desta edição são: Artur Cipriani, psicanalista e participante da EBP, Eliana Motta Lopes, psicanalista e participante da EBP e Alana Tedesco, psicanalista e formanda em Filosofia (UFSC).

Antes do encontro, e também para que o público possa interagir e participar do debate, a sugestão é de que o filme seja assistido. Ele está disponível gratuitamente na plataforma do Sesc São Paulo, que apresenta uma série dedicada à sétima arte, o Cinema #EmCasaComSesc, com exibição gratuita de filmes em streaming e curadoria do CineSesc. O filme pode ser acessado no link .

Réquiem para a Senhora J

(Rekvijem za gospodju J) de Bojan Vuletic. Sérvia, Bulgária, Macedônia, Rússia, França. 2015. 93 minutos. Drama. 14 anos.

Sinopse: Perdida em uma profunda melancolia após a morte de seu marido e a perda de seu emprego, Jalena planeja se suicidar. Mas antes ela precisa resolver uma série de coisas.

Serviço: Sessão Psicanálise vai ao Cinema online debate o filme Réquiem para a Senhora J

Data: 20 de novembro – sexta-feira

Horário: 19h

Local: Canal da Fundação Cultural BADESC no YouTube – 

Evento Gratuito

crédito Divulgação