Rémi Panossian Trio apresenta jazz – rock em show inédito em Florianópolis

Celebrado nos principais festivais de jazz do mundo, o francês Rémi Panossian Trio se apresenta pela primeira vez em Florianópolis no dia 30 de novembro. O show encerra a temporada 2019 do projeto Concertos AF, da Aliança Francesa Florianópolis, no Jazzin Late Night Bar, no Beiramar Shopping. Além da Capital, a turnê do grupo passa por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba.


Formado por Rémi Panossian (piano), Maxime Delporte (contrabaixo) e Frédéric Petitprez (bateria), o RP3 representa a vanguarda do jazz na França. É reconhecido pela criativa combinação de jazz rock binário com ressonâncias pop e electro. A crítica internacional evoca o trabalho do grupo como um jazz híbrido, unindo o melhor das melodias pop com a energia bruta do rock e o groove rítmico e explosivo.

O trio começou no final de 2009. O primeiro disco, Add fiction, foi lançado em 2011, ano em que foi eleito Revelação do Ano pela prestigiada rádio francesa TSF JAZZ!. De lá para cá, foram quatro álbuns lançados e turnês por 30 países.

Múltiplas facetas da música francesa

Depois de apresentar espetáculo de Bossa Nova em versões francesas com Carolina Brum, em junho passado, e um recital de música erudita com a premiada cantora parisiense Eva Zaïcik, em outubro, o projeto Concertos AF agora apresenta na Capital o jazz eclético e vanguardista de Rémi Panossian Trio.

— A nossa programação busca promover a diversidade de gêneros musicais e sempre manter uma relação com a França. O RP3 é uma proposta original, que mistura jazz e rock — ao ponto de você não saber se é um grupo de jazz que toca rock ou um grupo de rock que toca jazz. Além disso, trio introduz ressonâncias pop e electro em suas composições. Essa complexidade e mistura de ritmos é um aspecto muito valorizado nos grandes festivais franceses, que sempre enaltecem a inovação na criação musical — diz Solène Leblanc-Maridor, diretora da Aliança Francesa de Florianópolis.

O Concertos AF – Rémi Panossian Trio é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Apoio da Air France e Spedidam. A coordenação é da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.


Concertos AF – Rémi Panossian Trio

Quando: sábado, 30/11, às 22h
Onde: Jazzinn Late Night Bar, no BeiramarShopping (Rua Bocaiúva, 2.468, Centro, Florianópolis)
Quanto: R$ 40 / R$ 20 (meia)
Reservas: 48 9844-4406
Informações: www.affloripa.com.br

Photo Guillaume Rivière