Recitais Virtuais da Camerata Florianópolis estreiam neste sábado

Recitais Virtuais da Camerata Florianópolis estreiam neste sábado

Anote na agenda: os recitais virtuais da Camerata Florianópolis começam neste sábado (18) às 17h. A violinista Iva Giracca e o violoncelista Érico Schmitt farão a primeira apresentação ao vivo, com composições de Bach, Saint-Saëns, Boccherini, Massenet, Martinu e Halvorsen. Para adquirir o ingresso, a partir de R$ 30, basta entrar no site kickante. Os recitais serão realizados sempre na Sala de Concertos da Camerata, nas terças, quintas e sábados, com transmissão através de uma plataforma exclusiva, a “30Play.com.br”.

Quem não puder acompanhar as apresentações na hora marcada, ao vivo, poderá assistir quando quiser – todos eles serão gravados. Estão programados 25 recitais individuais para violino solo, viola solo, violoncelo solo e piano, duetos, apresentações para quartetos e quintetos de cordas; tudo com direção artística do maestro Jeferson Della Rocca e produção de Maria Elita Pereira.

O produtor audiovisual Fernando Pereira Oliveira explica que o grande diferencial destes recitais virtuais, em comparação com as lives publicadas por diversos artistas nas redes sociais, é a forma de transmissão. “Vamos usar diversas câmeras de alta definição, os melhores equipamentos de captação de áudio, dentro de uma plataforma criada exclusivamente para a Camerata”. O segundo recital – um dueto das violinistas Talita Limas e Débora Remor – está marcado para a próxima terça-feira, às 19h.

De acordo com o maestro Jeferson Della Rocca, a iniciativa tenta amenizar os efeitos de uma série de cancelamentos e adiamentos das apresentações programadas para os próximos meses. “Os efeitos desta situação são terríveis para o meio das artes e entretenimento, mas, agora, o que importa é que cuidemos todos da saúde do corpo e também da alma – e eu, acredito, de coração, que a arte pode nos ajudar nestas duas coisas”, diz.

“Os Recitais Virtuais são a forma que conseguimos para manter viva a nossa orquestra”, reforça a produtora Maria Elita Pereira. “O apoio do público fará uma verdadeira diferença neste momento tão difícil para os artistas profissionais de todo o mundo.”

Conheça um pouco mais sobre este projeto da Camerata através do site Kickante. E para apoiar, acesse: https://bit.ly/3dIu2U3

PROGRAMA

Camille Saint-Saëns – O Cisne, do Carnaval dos Animais (1886)

Luigi Boccheri – Musica notturna delle strade di Madrid, do quinteto de cordas Opus 30 No. 6 G. 324 (ca. 1780)

Jules Massenet – Meditação, da ópera Thaïs (1894)

Bohuslav Martinů – Duo n.2 para violino e violoncelo H.371 (1958)

Johan Halvorsen – Passacaglia (1893) – Baseado na Passacaille (No.6) da Suite em Sol menor, HWV 432, de George Frideric Handel

SERVIÇO

O QUE? Lançamento dos Recitais Virtuais da Camerata Florianópolis

QUANDO? Dia 18 de abril de 2020

ONDE? Na Plataforma Kickante

Foto: Tóia Oliveira