Programa sobre Finanças Pessoais da Junior Achievement será oferecido às escolas da rede estadual

Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de ensino terão a oportunidade de aprender sobre finanças pessoais – incluindo planejamento, orçamento, poupança, investimentos e empréstimos. Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), a Junior Achievement e o Sebrae/SC oferecerá o programa on-line ‘Meu Dinheiro, Meu Negócio’, para despertar o empreendedorismo entre os jovens. Pais, professores e estudantes interessados poderão acompanhar uma transmissão ao vivo, na próxima quinta-feira (06), a partir das 14h, no canal 
Totalmente on-line e com duração de cinco horas/aula, o conteúdo do curso inclui temas como planejamento, orçamento, poupança, investimento e empréstimo. O programa é destinado a estudantes entre 14 e 25 anos e pode atingir aproximadamente 300 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em mais de 1 mil unidades de ensino de Santa Catarina.
O sucesso da iniciativa da Junior Achievement em qualificar jovens catarinenses ganha mais capilaridade com a participação dos estudantes da rede estadual de ensino no programa, durante o período de isolamento social. “Este conhecimento, somado às estratégias para conquistar sonhos e objetivos, promove uma reflexão sobre as nossas necessidades e como o ciclo do dinheiro pode favorecer o indivíduo”, explica Evandro Badin, diretor-executivo da Junior Achievement em Santa Catarina. O programa oferece trechos em áudio, vídeo, textos e exercícios, além de regras de ouro e dicas de leitura.
Na visão do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, a parceria é uma oportunidade para que os alunos da rede possam se capacitar neste momento de pandemia e obter importantes orientações sobre finanças pessoais: “Temos convicção de que, por meio deste programa, os participantes poderão impulsionar seus projetos de vida e a construção de suas carreiras no mundo do trabalho”.
Tema Transversal no CurrículoA implantação articulada da parceria entre as três instituições amplia as possibilidades de ensino e a aprendizagem dos estudantes com foco na Educação Financeira, que é um Tema Transversal Contemporâneo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC). Para o secretário Natalino Uggioni, a construção conjunta de uma educação empreendedora com caráter formativo representa um grande avanço: “A Educação Empreendedora cada vez mais se torna uma necessidade, com uma demanda significativa no desenvolvimento de habilidades e competências para tomada de decisão, com iniciativa e inovação, ampliando as possibilidades do desenvolvimento de novas aprendizagens por parte dos nossos educandos”.
A plataforma do programa ‘Meu Dinheiro Meu Negócio’ é hospedada pelo Sebrae/SC, fundador da Junior Achievement em Santa Catarina e a primeira mantenedora. O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, lembra que a educação empreendedora é fundamental para garantir a formação profissional dos estudantes. “Queremos incentivar o empreendedorismo entre os nossos jovens para que o comportamento empreendedor faça parte da sua formação. Com essa iniciativa, buscamos mostrar aos alunos catarinenses um caminho de oportunidades, que vai permitir que eles sejam protagonistas do futuro”, comenta.

Sobre a Junior Achievement
Com mais de 110 anos de atuação mundial, está presente em Santa Catarina há 23 anos, onde contabiliza 650 mil adolescentes e jovens beneficiados e mais de 17 mil voluntários que compartilharam tempo, conhecimento e experiências em 330 escolas parceiras de 80 cidades do estado.

Mais informações:

Link de acesso: Duração: 5 horas/aula
Conteúdos principais:
1. Orçamento e balanço pessoal;
2. Poupança;
3. Investimento;
4. Empréstimos;
5. Estratégia de vida.