Prefeitura de Florianópolis fará testes para Covid-19 em servidores, comerciantes e academias

A prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, começou nesta quarta-feira , 8 de julho, a realizar uma semana de testagem para Covid-19 em servidores, comerciantes e academias. A iniciativa vai testar guardas municipais, empregados da Comcap, de academias e pequenos negócios de centros comercias. O objetivo é identificar os casos assintomáticos de Covid-19 e impedir que eles disseminem o vírus à população, isolando o mais rápido possível estas pessoas.

A testagem será com exames do tipo RT-PCR e utilizarão a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo.

O número de testes será 9 mil da Prefeitura de Florianópolis doados pela Floripa Sustentável, e 4.500 feitos de forma privada pelos shoppings. Somados o número total de testes feitos em Florianópolis será 13.580.

Ao todo serão aplicados 13.580 testes, que foram fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub a partir de doações do Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e Vale S/A.

Cronograma

Quarta e quinta-feira (08 e 09) às 14h – Guarda Municipal e empregados da Comcap;

De sexta-feira (10) à quinta-feira (16) – Servidores da Saúde e funcionários de academias;

Sexta-feira (17) – Servidores da Saúde, Comcap, comerciantes e funcionários de academias;

Segunda-feira (20) à sexta-feira (24) – Comerciantes e Comcap;

Segunda-feira (27) à sexta-feira (31) – Comerciantes e funcionários de academias.

Em Florianópolis já foram realizados 16.941 testes para o novo Coronavírus. Os dados apontam como a administração municipal está desenvolvendo meios para conhecer a situação epidemiológica do município para embasar novas decisões. Ao todo são 33.817 testes por milhão de habitantes e 1.780 testes por milhão de habitantes por semana.

Fotos: Leonardo Sousa/PMF