Palhoça: Dia D para vacinação contra o Influenza será 9 de maio

Para imunizar todos os públicos-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 21 pontos de vacina em unidades escolares.

O Dia D para vacinação contra a gripe Influenza será em 9 de maio. Nessa data, das 8h às 17h, 21 pontos de vacina estarão abertas em unidades escolares, próximas às unidade de saúde, para imunização de todos os públicos-alvo da campanha.

Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais. Além desses, também devem tomar a vacina: adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, população privada de liberdade, servidores do sistema prisional, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores), portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas) e pessoas com deficiências.

A secretária de Saúde, Sandra Ribeiro de Abreu, explica que a vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe, considerada grave, e suas complicações. “A imunização não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de vírus Influenza. E, nesse momento de pandemia de Covid-19, é importante reduzir quadros de doenças respiratórias mais comuns e que necessitariam de atendimento da rede pública”, conclui.