O Fundeb é uma conquista valiosa para o nosso país, por Carlos Chiodini

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!” Essa frase do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, expressa exatamente o quão é fundamental investir na educação de nossas crianças, dos nossos jovens. Em uma votação história na Câmara dos Deputados, com 492 votos favoráveis, o Brasil sorri com a aprovação da permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por meio da PEC 15/15. 

A garantia de um futuro próspero nasce no conhecimento, no educar. Foram cinco anos de discussão no Congresso Nacional sobre a renovação do Fundo, que hoje é a principal fonte de recursos para a educação básica no Brasil. Ele é, inclusive, o principal responsável pelo pagamento de professores e custeio, por exemplo, de escolas em Santa Catarina.

Em 2019, o Fundeb distribuiu R$ 156,3 bilhões para a rede pública do país. Atualmente, o fundo garante dois terços dos recursos que os municípios investem em educação. Em Santa Catarina, foram R$ 6,2 bilhões destinados às escolas estaduais e municipais.

Com o repasse, é possível reduzirmos as disparidades do nosso país, proporcionar qualidade de ensino e criar oportunidades de novos horizontes aos brasileiros. O saber nunca é demais. O meu mandato tem como premissa estimular e apoiar a pesquisa, o empreendedorismo jovem, a ciência e a educação tecnológica.

Aprendi desde cedo com meus pais, que eram comerciantes, a buscar a realização dos meus sonhos por meio da educação. Meu envolvimento com a política iniciou na infância. Aos 17 anos me filiei ao PMDB e aos 25 me tornei presidente do partido em minha cidade, Jaraguá do Sul. Hoje, aos 38 anos, sou deputado federal e não paro de estudar. É preciso ter sede de saberes para seguir em frente e, sempre que necessário, escolher o caminho da mudança para vislumbrarmos um futuro melhor, um país melhor.

Eu sou prova viva de que com educação vamos longe. Sem educação, nem visualizamos caminhos, não vamos a lugar algum. Não há sentido na vida. Há estagnação. Portanto, todo e qualquer investimento educacional é tesouro. Estou convicto de que o Senado Federal também aprovará o Novo Fundeb e logo poderemos, constitucionalmente, apresentar à nação o maior dos valores: a educação.Por Carlos Chiodini, deputado federal por Santa Catarina