Musical “Sítio do Pica Pau Amarelo”gratuito

Espetáculo inédito e com muitos recursos tecnológicos acontece nos domingos 18 e 25 de agosto e 1º de setembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, às 16h.
A adaptação sobre a obra do escritor Monteiro Lobato, cuja morte está completando 71 anos, vai ganhar vida no palco da Capital. As aventuras e desventuras de Pedrinho, Narizinho e companhia serão apresentadas de forma gratuita no Teatro Pedro Ivo. A produtora RPR, do Rio de Janeiro, traz na direção musical o catarinense Fernando de Carli e Roberto Rezende na direção geral do espetáculo. 

Nunca montado em Santa Catarina, o musical “Sítio do Pica Pau Amarelo” tem seis canções autorais e um palco recheado de arte com 14 atores, bailarinos e cantores, para uma hora de puro encanto. Nas projeções animadas, ninguém menos que os irmãos Vilaroucas, Renato e Rico, que já trabalharam com os maiores nomes do teatro brasileiro e são ganhadores do Prêmio Shell.

Em “Sítio do Pica Pau Amarelo”, todos vão em busca de aventuras no famoso sítio da avó Dona Benta, buscando a coragem, usando o coração e a inteligência. É nessa jornada que descobrirão que a coragem está dentro deles, basta confiar na intuição e correr atrás dos sonhos. Essa analogia propõe o aumento da autoconfiança.

Como disse a escritora russa Madame Blavatsky: “Não há perigo que a intrépida coragem não consiga conquistar, não há prova que a pureza imaculada não consiga passar, não há dificuldade que um forte intelecto não consiga superar”. Intelecto, pureza de sentimentos e coragem. Três elementos que são amplamente abordados na história, representada pelos personagens que acompanham Dona Benta – Pedrinho, Narizinho e Emília, e que são importantes para a formação de caráter e da personalidade.

A roupagem atual do texto tem como objetivo a identificação da plateia e a aproximação das crianças com os personagens através de músicas e do uso de recursos tecnológicos que possibilitem a interatividade durante a apresentação. Pretende‐se educar de maneira coerente com a moral e os bons costumes, sem subestimar o raciocínio do público infantil de nossa época. 

As normalmente odiadas ‘lições de moral’ são passadas para as crianças de maneira simples e direta, sutilmente aparecem no desenrolar dos conflitos das personagens. O grande diferencial do espetáculo está no uso dos recursos tecnológicos onde os cenários virtuais feitos com projeção mapeada de desenho animado fazem com que as crianças interajam durante a apresentação, parecendo mesmo estarem dentro na história. Aromas tornam essa interatividade ainda mais real e ampliam a percepção dos sentidos, além da visão e audição.

“Nosso objetivo é fazer do teatro uma forma atual e contemporânea de transmitir o que acreditamos sobre o poder de transformação social através da arte, misturando a magia de um texto clássico com a linguagem contemporânea. Aproximar o público do espetáculo e usar da arte para fazer pensar sobre o mundo e sobre o nosso papel na sociedade é o principal foco. O trabalho da produtora é pautado na pesquisa de linguagens teatrais a partir dos textos, acreditando nesta ferramenta como desenvolvimento integral do ser humano”, diz o diretor Roberto Rezende. O patrocínio é da Eletrosul.

Serviço

O quê: Musical “Sítio do Pica Pau Amarelo”;
Quando: 18 e 25 de agosto; e 1º de setembro (domingos), às 16h.
Local: Teatro Pedro Ivo, Rodovia SC-401, nº 4.600, Saco Grande, Florianópolis, SC;
Ingressos: gratuitos na bilheteria dos teatros Ademir Rosa (CIC), Álvaro de Carvalho (TAC) e Pedro Ivo; ou no site Ingresso Rápido.
*Há o limite de quatro ingressos por CPF.

Fotos: Divulgação.