Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa no dia 21

Evento será de 21 a 28 de novembro com programação on-line e gratuita

Começa neste sábado a 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A abertura do evento, um dos mais importantes do gênero no país, terá a aguardada estreia no Brasil de Liyana, documentário animado de Aaron Koop e Amanda Koop. O longa é aclamado pela crítica e narra a história da  lendária contadora de histórias da África do Sul, Gcina Mhloph. Sua personagem fictícia, Liyana, ganha vida em uma arte animada inovadora. A exibição será às 19h, na Sessão Longa-Metragem da Mostra. O evento ocorre de 21 a 28 de novembro com sessões de filmes, oficinas, encontros com realizadores e ainda o Fórum Cinema e Educação. Toda a programação pode ser acessada pelo site da Mostra. 

Produzido nos países Suazilândia, Qatar e  EUA, Liyana é um filme desafiador, que tece a jornada de um herói animado com cenas documentais poéticas para criar um conto inspirador de perseverança. Liyana é uma homenagem à força do espírito humano e ao poder de contar histórias. 


Curtas iranianos e show de Hélio Ziskind 

A abertura da Mostra neste sábado (21) terá também uma sessão especial com quatro animações de curta-metragem do Irã: Namaki, Morning, I Found Out What To Do e Fantasma Covarde, da diretora premiada Reyhane Kavosh. Serão exibidos a partir das 16h na Sessão Curtas, que terá ainda tradução em LIBRAS. São filmes animados, indicados para  crianças a partir de quatro anos, que contam histórias que têm a ver com o cotidiano das crianças, outras com mistérios ou coisas simples do dia a dia. Uma oportunidade para conhecer a produção desse canto do mundo. 

— O Irã é um país que já tem uma filmografia para adultos poética e premiada, e conhecemos pouco a produção para crianças. A abertura será muito bonita e terá uma dublagem mais poética  — diz a diretora da Mostra, Luiza Lins.

Tradicional nas edições anteriores, o Palquinho da Mostra terá também uma versão virtual com três shows imperdíveis e transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube e pela página no Facebook da Mostra de Cinema Infantil. Na abertura, no dia 21, o músico Hélio Ziskind  apresenta repertório de canções ilustradas que contam histórias. Ele é conhecido pelo trabalho como compositor para o Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Cocoricó, entre outros. No show, Hélio cantará acompanhado de seus bonecos músicos. 

Domingo a programação começa às 11h

No domingo, a programação da Mostra começa a partir das 11h, com o show As canções de Makuru Show, uma experiência musical, cênica e audiovisual para bebês. A atriz e cantora Clarice Cardell transita por canções tradicionais populares da infância, interagindo ao vivo com o percussionista e baterista Lupa Marques e o multi-instrumentista Jota Dale. Tudo isso com a participação do desenho animado de Makuru.

A partir das 16h, a Sessão Curtas exibe três filmes: um espanhol, um colombiano e outro brasileiro: Meu Avô conhece King Kong (Espanha), de Miguel Sáez Plaza; 3 Pies (Colômbia), de Giselle Geney; e O Menino que Engoliu o Sol Brasil), de Patricia Alves Dias. A Sessão terá tradução em Libras e bate-papo ao final com os realizadores. 


O fim de semana termina com mais uma Sessão Longa-Metragem e a exibição de O Pergaminho Vermelho. O filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso Red Scroll que a leva a Tellurian, um mundo mágico habitado por criaturas míticas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provações e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e voltar para casa. O diretor, Nelson Botter Jr., participa de uma conversa ao final. 

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será virtual

A 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será de 21 a 28 de novembro. Em 2020, a Mostra se reinventa e apresenta um panorama contemporâneo da cinematografia brasileira e internacional em programação on-line e gratuita. Além de exibições de filmes nacionais e internacionais, realiza atividades paralelas como o Fórum de Cinema e Educação, Encontros de Cinema Infantil e oficinas de audiovisual para crianças e professores.

A 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizado pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo. Tem o patrocínio cultural da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, da Eletrobrás CGT Eletrosul, da Engie, do Itaú e da Statkraft. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.

Programação completa no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/

Agende-se

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 21 a 28 de novembro
Onde:  https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Quanto: gratuito

Foto: I Found out what to do – diretora Reyhane Kavosh