LIDE SC e ENGIE promovem debate sobre mercado de capitais e geração de valor empresarial
Evento aconteceu na quinta-feira (27/10) e reuniu renomados especialistas, que veem com otimismo o avanço da economia nacional, sobretudo pelo recuo da inflação.
O LIDE SC, em parceria com a ENGIE Brasil Energia, promoveu na quinta-feira, dia 27/10, o encontro “Mercado de capitais: oportunidades para alavancagem de negócios”, das 12h às 16h. O objetivo foi debater sobre a importância de fortalecer esse segmento do sistema financeiro para minimizar riscos aos empreendedores que objetivam ampliar sua cartela de investimentos no mercado.
O debate teve a participação de Alexandre Silvério, CEO da Tenax, Fabiano Custódio, CEO da Miles Capital, com experiência em questões de direito financeiro, societário, governança corporativa e arbitragem, e Otto Lobo, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e fundador da Lobo & Martin Advogados. A iniciativa contou com a mediação de Caroline Fernandes, diretora estatutária que coordena as áreas de Jurídico e Compliance da EQI Investimentos. Advogada, Caroline também é responsável técnica do processo de constituição da EQI Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, junto ao Banco Central do Brasil.
“A sociedade espera que nossas empresas prosperem para que isso se reverta em maior desenvolvimento social. Com esse evento, podemos ampliar o conhecimento de empresários sobre o mercado de capitais e contribuir para que suas empresas possam crescer ainda mais”, diz Delton Batista, presidente do LIDE SC.
Segundo Alexandre Silvério, o setor produtivo precisa contar com informações altamente de qualidade para avaliar cenários e criar caminhos de atuação. “Tenho confiança na economia brasileira. Nosso Banco Central é independente e conseguimos fazer reformas importantes, como a da Previdência. Além disso, as regras nacionais para o mercado de capitais estão muito evoluídas. Nossa inflação está recuando e isso tende a baixar taxas de juros”.
Também otimista, Fabiano Custódio contou que tem contactado muitos estrangeiros interessados em investir no Brasil, o que demonstra que o país ostenta uma imagem de segurança financeira em países do exterior. “Temos sobra de energia, não estamos envolvidos em conflitos e nossa geografia é excelente. Haverá um boom de investimento em infraestrutura, o que nos traz bastante otimismo”.
Otto Lobo complementou observando que ampliar regulamentações no mercado de capitais é fundamental para melhorar o diálogo entre empresas e mercado. “Nos últimos três anos, muitas leis oriundas da CVM foram aprovadas, como a que aborda recuperação judicial e falência. Isso é importante para a reestruturação de empresas, que podem voltar a buscar investimentos. Até novembro, pretendemos aprovar uma nova resolução para fundos de investimentos. Está em nossa pauta, ainda, o processo de regulação de criptoativos. Mesmo que, no momento, estejamos em um cenário de incerteza, não deve haver mudanças muito drásticas em mercados de capitais do país”.
Sobre o LIDE
O LIDE é o maior grupo multissetorial de líderes empresariais do país e possui atuação em todos os continentes. Debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.
Fundado no Brasil em 2003, o grupo é formado por líderes de corporações nacionais e internacionais, que promovem a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns e iniciativas de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social.
Sobre a ENGIE Brasil Energia
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com nossos 101.500 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 3.500 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100%* são provenientes de fontes renováveis.
*Considerando a venda da Usina Termelétrica Pampa Sul, assinada no dia 15 de setembro de 2022, cujo closing está sujeito ao cumprimento de determinadas condições previstas no contrato.
Crédito: Endrigo Righetto