Lançamento do catálogo “Patricia Di Loreto” com distribuição gratuita da publicação
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Esta frase escrita por Vinícius de Moraes no Samba da Bênção composto por ele e Baden Powell foi trazida pelas historiadoras da arte Luciane Garcez e Sandra Makowiecky para fazer referência ao trabalho da artista visual, apresentado no catálogo “Patricia Di Loreto – Encontros coloridos e os tecidos da vida invisível”. O lançamento acontecerá dia 26 de julho, às 18h30, na Helena Fretta Galeria de Arte. O evento terá uma conversa entre a artista e a organizadora do catálogo Francine Goudel, seguido de distribuição gratuita de exemplares.
A publicação, resultado do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023, é a primeira reunião impressa de obras da artista, com pinturas produzidas entre 2011 e 2024. “O catálogo representa vários anos de trabalho, a alegria de saber que minha busca plástica tem sentido. Com o lançamento vislumbro um outro momento, a obra que virá. Se fecha um ciclo, de anos de trabalho. Sinto que entrego ao mundo meus conhecimentos”, comenta Patricia.
Obras de cinco séries foram reunidas no catálogo: Alegorias, Alquimia, Entre Rojos y Azules, Rizomas, e Meetings. Cada conjunto de trabalhos acompanha trechos da fala da artista e fragmentos extraídos de uma entrevista dada pela artista à Francine Goudel, que ajudam a estruturar o pensamento de Patricia sobre a sua produção.
É por meio das cores e das linhas que a artista expressa e compartilha sua percepção de mundo e um profundo olhar sobre a natureza humana e seu comportamento. “Pinto a cultura, os costumes, a memória, as pessoas ao entorno de seus mitos e histórias. A arte é o local onde encontro as respostas para minhas perguntas, e as questões estão literalmente nos trabalhos que crio”, revela a artista em um trecho da entrevista.
Além disso, a edição traz o texto crítico “Encontros coloridos e os tecidos da vida invisível”, escrito por Luciane Garcez e Sandra Makowiecky. “Se existem traços distintivos em Patricia Di Loreto, podemos afirmar sem erro que são as cores e os encontros”, escrevem as historiadoras no texto do catálogo, reafirmando que “as cores são postas no seu justo lugar”.
Foi no Brasil que a artista visual argentina, nascida em Lomas de Zamora, província de Buenos Aires, encontrou cores e cenas estimulantes que refletiram em uma nova composição na sua produção. Visitante frequente do país desde o início da década de 2010, decide em 2018 fixar residência na Ilha, movimento que refletirá integralmente em seus quadros por meio de uma mudança nas representações de mundo.
O catálogo “Patricia Di Loreto: Encontros coloridos e os tecidos da vida invisível” conta com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.
Serviço:
O que: Lançamento do catálogo “Patricia Di Loreto: Encontros coloridos e os tecidos da vida invisível”
Quando: 26/07
às 18h30 – Conversa com a artista
às 19h30 – Lançamento com distribuição gratuita de exemplares
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte (R. Presidente Coutinho, 532 – Centro, Florianópolis – SC)
Evento Gratuito
Obra Los Artistas (Crédito Carlos Pontalti)
