Florianópolis tem serviço gratuito para remoção de volumosos

Serviço gratuito para destinação de móveis, colchões e aparelhos que deixaram de servir.

A Prefeitura de Florianópolis informa que o agendamento para remoção de resíduos volumosos no domicílio passa a ser feito pelo WhatsApp (48) 3271 6833. O serviço é gratuito: basta agendar que móveis, colchões, eletrodomésticos e pequenas quantidades de entulho de reformas são recolhidos na porta de casa.

O serviço de remoção a domicílio sob demanda é inovador e substituiu com alta adesão dos moradores a coleta de lixo pesado que era anual nos bairros. Agora, o morador dispõe do serviço quando e quantas vezes precisar durante o ano. O prefeito Topazio Neto recomenda que o morador disponha do serviço. “Temos de zerar os pontos de descarte irregular para melhorar a paisagem urbana e combater a dengue”, aponta.

Ano passado, a Smma realizou 2.807 atendimentos de porta em porta entre maio e dezembro para remoção de resíduos volumosos. Foram recolhidas 352 toneladas de móveis, eletrodomésticos, restos de construção, latas e pneus e madeiras nessa nova modalidade. “Fazemos checagem do serviço e a aprovação é de praticamente 100% dos usuários”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

O secretário Fábio Braga observa que Florianópolis está entre as 10 primeiras prefeituras a viabilizar a logística reversa de produtos com a Associação Brasileira de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree). Os eletroeletrônicos recolhidos na remoção por agendamento são devolvidos ao ciclo econômico para reciclagem.

“Tudo que liga na tomada pode ser entregue nos Ecopontos ou por agendamento para a Smma com garantia que voltará à indústria”, informa.

Agendamento

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3271 6833 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br.

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada com foto e descrição do tipo de resíduo no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

Arte: Núcleo Criação PMF