Florianópolis começa a usar tecnologia de ponta para monitorar suspeitos de Coronavírus

Capital considerada o Vale do Silício brasileiro faz parceria inédita com associação médica e empresas de tecnologia para combater o contágio

Em parceria com a Associação Catarinense de Medicina e empresas de tecnologia, a Prefeitura de Florianópolis está elaborando um plano diretor das tecnologias de informação para o combate à crise. As ações de monitoramento à suspeitos e infectados pelo COVID-19 ganharam um reforço de peso: softwares de empresas referências na área tecnológica da região. A parceria possibilita aprimoramento nas ações de combate a disseminação do novo coronavírus. As ações não terão custos para o município e iniciam nos próximos dias.

A iniciativa vai possibilitar o acompanhamento do regime de isolamento que os pacientes são colocados após testarem positivo para COVID19. A administração municipal tem estudado medidas de monitoramento online para identificar se os pacientes estão seguindo a recomendação médica, podendo ser aplicadas medidas legais pelo não cumprimento.

O monitoramento vai usar posição do telefone de pessoas confirmadas com coronavírus, para detectar se eles estão aderindo o isolamento à domicílio. Caso o isolamento seja descumprido, a equipe será avisada, podendo alertar autoridades policiais, já que todas as pessoas em isolamento assinaram termo de restrição domiciliar. O sistema tecnológico também possibilitará conversa com a equipe da Vigilância Epidemiológica via WhatsApp para orientações sobre o isolamento, e acompanhamento dos sintomas.

O sistema desenvolvido pelas empresas vai possibilitar, ainda, um sistema de alerta que manda mensagens (SMS) para idosos, e outras pessoas da região avisando que há um caso confirmado pela infecção nas proximidades. O alerta servirá para intensificar medidas de isolamento social e de higienização do ambiente.

Na última semana o prefeito Gean Loureiro anunciou a compra de testes rápidos para identificação em larga escala de pessoas que possam estar contaminadas pelo novo coronavírus. A negociação de aquisição está acontecendo e a expectativa é de que ainda nesta semana os testes com reagentes para anticorpos cheguem até Florianópolis.

Esses testes poderão ser realizados ainda no momento da consulta, caso o médico suspeite de infecção pelo COVID-19. O resultado ficará pronto em até 15 minutos, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença. Serão disponibilizados ainda, testes com antígeno que ficarão prontos em até 4 horas e o PCR que leva de 24 a 72 horas para ficar pronto. Cada um deles será aplicado conforme o avanço no quadro da doença.

Para a aquisição dos testes de PCR, a Prefeitura e a equipe médica têm feito buscas para avaliar a maior quantidade à pronta-entrega. Já os de antígeno, devem chegar na segunda quinzena de abril.

Toda metodologia aplicada foi baseada nos estudos mais atuais sobre doenças infecciosas e avaliada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Seguindo estudos da Sociedade de Doenças Infecciosas da América, e do Colégio Imperial de Médicos de Londres, os profissionais de saúde têm comprovado a eficiência do combate intensivo a doença, tratando toda sociedade para não disseminação do vírus, evitando milhares de mortes e novas infecções.