Feira da Agricultura Familiar

Na segunda quarta-feira de cada mês, a população de Florianópolis tem um encontro marcado com agricultores familiares no Centro de Treinamento da Epagri (Cetre), no bairro Itacorubi. É a Feira da Agricultura Familiar, cuja edição de março será nesta quarta, dia 11, das 8h às 14h. Os visitantes poderão comprar diretamente do produtor hortaliças e morango orgânicos, mel, farinha de mandioca, melado, açúcar mascavo, conservas, geleias, pão de milho, bolachas decoradas, salame, artesanato e outros produtos.

A feira foi criada em novembro do ano passado durante as comemorações de 28 anos da Epagri. O projeto deu tão certo que a Gerência Regional da Epagri de Florianópolis decidiu realizar uma edição por mês. “A iniciativa está sendo boa tanto para os agricultores quando para o público, que está comprando e participando cada vez mais”, conta Adriana Tomazi Alves, gerente regional da Epagri em Florianópolis.

Jovens rurais empreendedores

Nas barraquinhas montadas à sombra de um corredor de palmeiras, além de comprar alimentos frescos diretamente do produtor, é possível conhecer as histórias dos agricultores e ver o resultado do apoio que a Epagri oferece à agricultura familiar. A maior parte dos feirantes são jovens agricultores formados pelo curso da Epagri e que receberam assistência técnica nos projetos e na legalização de seus empreendimentos rurais. “É um público nosso, trabalhado por nós, e a gente oferece a eles um espaço para comercializar. Os jovens rurais são um público prioritário da Epagri e esse espaço serve, para eles, como uma espécie de capacitação para a comercialização”, reforça Adriana.

Na feira, os municípios da Grande Florianópolis estão representados por uma variedade de produtos tradicionais do meio rural. Por isso, a Epagri convida a população da região a conhecer e valorizar as hortaliças orgânicas de Santo Amaro da Imperatriz, a farinha de mandioca, o açúcar mascavo e suco de uva de Nova Trento, o pão de milho, o salame e as bolachas decoradas de São Bonifácio, o morango orgânico e as geleias de Rancho Queimado, as conservas de Anitápolis e muitos outros alimentos de qualidade produzidos na região.

Maior parte dos feirantes são jovens agricultores formados pelo curso da Epagri

O quê: Feira da Agricultura Familiar da Grande Florianópolis

Quando: quarta-feira, 11 de março, das 8h às 14h

Onde: Centro de Treinamento da Epagri (Cetre) em Florianópolis – Rod. Admar Gonzaga, 1.188, Itacorubi, Florianópolis, SC.

Mais informações: (48) 3665 5273 ou grf@epagri.sc.gov.br

Foto: Divulgação Epagri