Fapesc seleciona bolsistas de pesquisa e inovação para atuar na CGE com salário de R$ 4 mil

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) abriu nesta quinta-feira, 10, duas chamadas públicas para a seleção de quatro bolsistas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atuar na Controladoria-Geral do Estado (CGE). Com bolsas no valor de R$ 4 mil e carga horária de 6 horas por dia, os pesquisadores irão desenvolver projetos nas áreas de Auditoria da Folha de Pagamento e de Transparência e Dados Abertos. O contrato valerá por um ano, prorrogável por mais 12 meses. As inscrições estão abertas até o dia 11 de janeiro de 2021 na plataforma de CTI da Fapesc. A divulgação dos aprovados será feita em 1º de fevereiro.

O edital nº 31/2020 seleciona um bolsista da área de Ciências Contábeis e outro de Tecnologia da Informação para implantação de práticas de pesquisas e inovação no gerenciamento de projetos para a auditoria contínua da folha de pagamento do Estado de Santa Catarina. Os pesquisadores deverão aplicar análise de dados, conceitos estatísticos, clusterização, trilhas de cruzamento de dados e rotinas automatizadas para definição, detecção e resolução de anomalias na folha de pagamento. 

A chamada pública Fapesc nº 32/2020 seleciona um bolsista na área de Tecnologia da Informação e outro de Transparência e Dados Abertos para implantação de práticas de pesquisa e inovação no gerenciamento de projetos de aperfeiçoamento dos instrumentos de participação social, controle social, transparência e dados abertos. Os pesquisadores deverão gerar novas formas de disponibilização dos dados públicos no Portal da Transparência e no Portal de Dados Abertos.

“A parceria com a CGE faz parte do programa #Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, que busca levar à gestão pública a cultura do desenvolvimento científico e tecnológico com o objetivo de modernizar as atividades, oferecendo melhores resultados à sociedade”, afirma o presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen.

Já o controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, destaca a importância da cooperação com a Fapesc para levar mais inovação às atividades de auditoria e controle social. “Esperamos que seja a primeira de muitas parcerias para construirmos uma Controladoria inovadora”, diz.