Externe o brilho da sua alma através do seu sorriso

Clarear os dentes é um desejo quase comum entre as pessoas, em especial as que sabem submeter os dentes aos pigmentos externos com frequência, determinados tipos de alimentos, bebidas e cigarro. Indiretamente, também podem existir manchas geradas pelo uso de medicamentos locais ou determinados tipos de antissépticos bucais.

Como técnicas disponíveis no mercado, temos o clareamento caseiro e o profissional realizado em consultório. Em resumo, trata-se de uma microlimpeza da superfície do dente, com o uso de técnicas e produtos específicos.

O Dr. Luciano Klinkowski explica as diferenças entre clareamentos, verdades e mitos. Confira abaixo.

Qual a diferença entre o clareamento caseiro e o profissional de consultório?

Os dois tratamentos são recomendados, os estudos científicos apontam a eficácia de ambos. A diferença maior está na conveniência e no tempo de tratamento. O caseiro é realizado por meio de uma moldeira, feita especialmente para o paciente pelo cirurgião dentista. Esta moldeira deverá ser usada em média por trinta dias, com aplicações de gel clareador, por um período que varia entre 1 e 2 horas. O clareamento feito pelo profissional em consultório dura em média 50 minutos a sessão, sendo necessárias em média apenas 3 sessões para obtenção do resultado esperado. No clareamento profissional podem ser usados produtos específicos e com diferentes concentrações, além do uso de luz pulsante.

Posso fazer um clareamento caseiro por conta própria?

É muito arriscado fazer um clareamento caseiro por conta própria, sem acompanhamento do cirurgião dentista. Isso porque existem muitos produtos no mercado, com diversas concentrações e princípios ativos, que podem acarretar problemas maiores de sensibilidade e irritação, inclusive na gengiva. Por isso o clareamento caseiro deve ser prescrito e preparado de forma personalizada pelo dentista. Além disso, ele será responsável por moldar e confeccionar as moldeiras adequadas para sua arcada.   

É verdade que não se pode ingerir alimentos e bebidas escuras após o clareamento?

Este tema gera bastante discussão e a literatura por vezes é controversa a respeito. Os estudos atuais sugerem que não há diferenciação significativa no tratamento caso haja o consumo destes alimentos durante o processo de clareamento. O importante é conversar com o cirurgião dentista na consulta de avaliação, explicando seus hábitos diários, para que ele possa lhe passar as recomendações adequadas para seu caso.

O Centro Odontológico Dr. Luciano Klinkowski fica localizado dentro do Angeloni Beira Mar e é especializado em tratamentos estéticos, como o clareamento dental. Seja qual for o perfil de tratamento que busca, tanto o caseiro quanto o profissional de consultório são oferecidos pela clínica.

Se você possui agenda cheia ou pressa, pode contar com os horários diferenciados de atendimento – pela noite ou aos sábados. Para agendar, basta entrar em contato por meio de um dos canais de atendimento WhatsApp 48 98480-0300. Telefone 48 3879-3000.

Mais informações: contato: 3879- 3000 ou 98480-0300.

Endereço: Complexo Angeloni Beira Mar, loja 17 – Agronômica.

https://www.centroodontologicoluciano.com.br/

Instagram: @centroodontologicoluciano