Covid: Santa Catarina tem fila de mais de 95 mil cirurgias eletivas

Em meio à paralisação de cirurgias, consultas e exames para poupar o sistema de saúde no período mais crítico da Covid-19, Santa Catarina acumula fila para procedimentos eletivos. Segundo o Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 95.142 cirurgias eletivas aguardando realização no Estado. Isso somente no cadastro do SUS. Antes da pandemia, esse número era de 60 mil.

O Estado iniciou 2021 facilitando a realização desses procedimentos, mas a lotação de UTIs a partir de fevereiro fez a SES emitir portarias para suspender boa parte das cirurgias e também exames e consultas. A medida atingia unidades hospitalares públicas e privadas. Na semana passada, a nova chefe da pasta, Carmen Zanotto, assinou recente portaria que afrouxou a regra para esses procedimentos, mas ainda proíbe cirurgias eletivas de baixa complexidade. O objetivo é poupar vagas em leitos de UTI e também medicamentos do chamado ‘kit intubação’.

Os principais tipos de cirurgias que estão na fila são as cirurgias gerais, como correção de hérnias, por exemplo. Em seguida, estão as cirurgias ortopédicas. Em nota, a SES afirmou que “a demanda aumentou em decorrência da pandemia, que obrigou os serviços hospitalares a contingenciar esforços para o enfrentamento com reorganização da capacidade instalada”.

Além disso, lembrou que, durante a pandemia, as cirurgias de urgência e as tempo sensíveis – aquelas em que o paciente tem grande prejuízo com seu atraso – permaneceram liberadas.

Foto: Mauricio Vieira/Secom