Chara Kokowise e Lucas Vitorino assinam o Espaço do Jornalista na CASACOR

Os arquitetos assinam o ambiente da mostra em Florianópolis, que ocorre entre 15 de setembro e 27 de outubro no Pátio Milano

O Espaço do Jornalista – Sala de imprensa foi projetado pelos arquitetos estreantes na CASACOR Chara Kokowise e Lucas Vitorino. Com a premissa de criar um escritório com mesa de trabalho e também espaço de entrevistas descontraído, os arquitetos trabalharam contrastes na elaboração do projeto de modo a valorizar e criar destaques.

Nuances de tonalidades escuras envolvem a sala de modo a realçar a estante protagonista, que se acende ao fundo. Linhas racionais vestem o escritório em contraponto ao desenho sinuoso dos móveis de designers brasileiros harmonizando a composição formal.

Atentos a uma das características mais dominantes dos jornalistas, a paixão pelos livros, os arquitetos destacam a estante de aletas desenhada por eles exclusivamente para a mostra. As aletas giradas em 45° com prateleiras em acrílico transparente com a iluminação de tubo led da Lampluz ocultas pelo tecido South Beach da Unilux, apresentam a atmosfera que se revela conforme o visitante entra na sala, mostrando os livros e elementos decorativos com leveza e transparência. A iluminação difusa valoriza a volumetria da estante.

“A satisfação em ver e sentir o espaço pronto, exatamente do jeito que planejamos, em tão pouco tempo, é incrível. O fato de estarmos debutando na mostra CASACOR torna esta experiência ainda mais especial, chegamos cheios de folego e continuamos assim”, comemora a arquiteta Chara Kokowise.

Elementos seletos e precisos traduzem a simplicidade e funcionalidade do Espaço do Jornalista, que se relaciona com a nostalgia de objetos clássicos e tradicionais da comunicação, a fim de resgatar momentos, memórias e inspirações. Um jardim foi criado na parte externa do ambiente, proporcionando contato com a natureza através do muxarabi vazado.

Peças de veludo foram selecionadas para dar requinte ao espaço de entrevistas unidas a peças de madeira. Na parede ao fundo, quadros com imagens históricas ilustram o cenário das entrevistas. Chara e Lucas selecionaram conquistas importantes que quebraram paradigmas legais e culturais para destacar o contraste de opinião e ideologia instigando a reflexão sobre os tempos de polarização que vivemos.

No mobiliário, são expostas peças de designers brasileiros renomados. O espaço de entrevistas apresenta mobiliários assinados por Bruno Faucz (sofá mistral e mesa de centro tríade), Emerson Borges (poltrona Virtus) e Fabricio Roncca (luminária Equinócio). Para compor a mesa de porcelanato, da Officina Portobello, assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake, foram escolhidas cadeiras wave pretas com trama em fibra natural desenhadas pelo Studio Saccaro, assim como o Aparador Duo, que abriga copos e bebidas para dar suporte aos usuários do escritório.

O Espaço do Jornalista – Sala de imprensa é aberto para uso coletivo e isto torna o ambiente ainda mais especial para Lucas Vitorino. “O desafio de projetar este espaço de apenas 26m² teve como uma das premissas atrair o público sem apelar para recursos de ‘espetáculo’ (chamar atenção por chamar atenção), uma filosofia que levamos a sério no nosso trabalho. Para nós, um bom projeto é resultado de um bom desenho, que atenda o programa exigido nas questões funcionais e sentimentais do cliente, que vê no nosso trabalho como a realização do sonho de uma vida”.

Sobre os arquitetos

Chara Kokowise e Lucas Vitorino são formados pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Os arquitetos criaram a própria essência com a experiência de trabalho em escritórios influentes de Florianópolis. À frente do Studio Vitorino Kokowise buscam projetar espaços atemporais com referências modernas, onde a simplicidade das formas é enaltecida pela funcionalidade e estética elegante e objetiva. Traços retos, materiais naturais e composição buscando leveza, praticidade e coerência são características identificadas em seus projetos.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h

Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.

INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)

INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894

Espaço do Jornalista – Crédito Rafael Ribeiro