CASACOR/SC em contagem regressiva para abertura oficial

Estreias, novas parcerias, trajetórias reforçadas. Desafios, perrengues na obra, soluções e muitas histórias. Participar de uma mostra de decoração é viver intensamente os extremos. A alegria, o frio na barriga, o nervosismo, a euforia. No período que inicia na assinatura do contrato até lacrar o ambiente para a grande abertura, muita coisa acontece nos bastidores. Só quem vive a maratona sabe. Mas no final, quando as portas abrem para receber a visita do público, o sentimento é que tudo valeu a pena.

E vale mesmo. Ainda mais quando a sede que abriga a edição é um patrimônio histórico da cidade. A poucos dias da inauguração oficial, a CASACOR/Santa Catarina 2022 está pronta para apresentar a produção de arquitetos, designers de interiores, decoradores e paisagistas em 28 ambientes. Em comum, os profissionais partiram do tema central “Infinito Particular” em propostas para casa, projetos comerciais, gastronômicos e para aproveitar a natureza a céu aberto.

A Escola Silveira de Souza, por meio de uma parceria com a Fundação Franklin Cascaes, órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis, é o endereço oficial deste ano, de 18 de setembro a 30 de outubro. Após a passagem do evento, as melhorias na infraestrutura preparam a edificação centenária para novo uso: o novo centro cultural da cidade. 

“Trabalhar com um patrimônio tombado é uma grande responsabilidade, mas também muito especial. Poder aplicar a nossa energia na manutenção do prédio, que se tornará centro cultural logo após a passagem da mostra, nos enche de alegria. Esperamos todos para que conheçam a produção desta edição e se apropriem deste local que pertence a nós”, comentam os diretores da franquia catarinense Francis e Luiz Bernardo.

Infinitos Particulares

As jaqueiras centenárias, assim como a edificação, foram preservadas com todo o cuidado pelo escritório Alpes Arquitetura. O legado também está na condução do projeto, numa prática arquitetônica que não briga com a história e não desmata para construir algo novo. 

Uma casa tombada também levanta a questão do paisagismo coerente com o bioma que faz parte. Arquiteta e paisagista Ana Trevisan fez um trabalho primoroso no jardim da fachada, preservando espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo outras necessárias para que além de belo, o projeto possa oferecer um serviço ecológico para a região.

Tem ainda estreias como a dos escritórios Felipe Müller Arquitetura e Crippa e Assis Arquitetura, juntos no Bistrô que tem no comando o chef Narbal Corrêa. Ainda a arquiteta Fernanda Sacks costura as casas erguidas no pátio com a Praça da Ilha, e Mariana de Souza prepara um local para degustar um café. Da nova geração o Octaedro Arquitetura traz uma proposta de living acolhedor e o RCK Integradas deixa tudo muito aconchegante no Empório do Vinho. 

Tem Bar “Enjoy The Ride”, de Tiago Bortolança arquiteto especializado em casas noturnas,  para voltar a compartilhar conversas à mesa e bebericar chopp artesanal da Cervejaria Faixa Preta. A designer Cristina Iglesias garimpou tapeçarias do Oriente, verdadeiras obras de arte no seu espaço. E desponta uma nova dupla de veteranos de mostra no mercado: Cris Passing e Anderson Schussler somam as experiências e traços.

Dos veteranos, Marcelo Salum está no elenco catarinense após temporada de sucesso na CASACOR/SP. Cris Delpizzo e Gio Delpizzo, irmãos e sócios, assinam a Sala de Banho a convite da DECA. Como uma onda no mar, o arquiteto Leandro Sumar conta sua relação com o surf. Já Natália Xavier desmistifica um loft projetado para um jovem advogado. Michael Zanghelini avisa que está na hora de voltar a viver em boa companhia e vibrações. Gabriel Bordin propõe flexibilidade no espaço para uma rotina em eterna transformação. Carol Porto e Isadora Maestri criam um espaço de experiência boho chic para a Mels Brushes. 

Beto Gebara e Marila Filártiga em parceria com o paisagista Rodrigo Gheller provocam com o ambiente “Eu sou daqui, eu não sou de Marte” em referência à essência da casa brasileira. Um banheiro funcional, nunca é só um banheiro funcional, na interpretação do escritório Giusti Mercadante Arquitetura.  Anna Maya fixa suas formas circulares e orgânicas como marca mais do que registrada no seu ambiente. Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida celebram 15 anos de portfólio e a chegada do escritório de Criciúma também em Floripa com a Casa 15.

A arquiteta Estela Cislaghi amplia os usos possíveis na mesma metragem com o living CO-Existir. O Hall de entrada e a varanda oferecem espaços instagramáveis bolados pela designer de interiores Marisa Lebarbenchon. E para relaxar e dormir profundamente, o designer Fernando DalBosco e a arquiteta Mariana Maisonnave entregam versões distintas e acolhedoras. Uma pausa de mil compassos é convite do Studio Allure Arquitetura e o VK Arquitetos entram no embalo para acalmar a agitação contemporânea.

Tem espaço manifesto da arquiteta Juliana Loffi, que abre sua experiência vivida no enfrentamento do câncer. Além do seu relato, outras mulheres que passaram pela experiência fazem coro e chamam a atenção para a saúde e consciência do corpo. O projeto “Vou de Rosa”, criado para levantar custos destinados a instituições atuantes na prevenção do câncer de mama, virou espaço para viver e revigorar.

Há muitas histórias numa edição de CASACOR/SC. A mostra catarinense está em contagem regressiva para abertura oficial ao público, no próximo domingo, 18 de setembro, em Florianópolis.

Serviço CASACOR Santa Catarina 2022

Quando: De 18 de setembro até 30 de outubro de 2022

Onde: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440

Bilheteria online: https://casacorsantacatarina.byinti.com