A Costa da Lagoa vai ter a retomada do Transporte coletivo

O transporte coletivo feitos pelos barcos na Costa da Lagoa, em Florianópolis, vai voltar a funcionar nesta terça-feira (8). O serviço receberá vai ser entre a Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa, ligando o Terminal Lacustre Ruth de Barros de Oliveira, desde o trapiche 01 até ao trapiche 23 da Costa da Lagoa, parando nos trapiches intermediários do trajeto. 

Após assinatura do contrato emergencial na última quinta-feira, 31 de agosto, o transporte lacustre retorna a atender a população operado pela Cooperbarco. Conforme decreto municipal, o contrato terá vigência inicial de três meses podendo ser prorrogado por mais seis meses, limite máximo. 

A passagem será paga por meio de bilhetes ou cartões (quando for disponibilizado). Todos os bilhetes que foram emitidos e adquiridos pelos usuários, no dia 18 de março de 2020, ou seja, anteriormente a suspensão do serviço devido o enfrentamento à pandemia serão válidos e poderão ser utilizados pelos usuários. 

Os passageiros que não são cadastrados, pagam a tarifa comum de R$ 4,25. Já os usuários cadastrados da Região da Costa da Lagoa, pagam a Tarifa Lacustre Regional, que varia conforme a categoria oficial de cadastro.

As embarcações também deverão seguir o protocolo sanitário de prevenção da Covid-19. Como o uso da máscara; os barcos vão ter que disponibilizar álcool gel 70% nas embarcações; os assentos tem que ter distanciamento físico entre os passageiros, e deve ser sinalizado os locais que podem ser ocupados.

No protocolo para reduzir a transmissão do coronavírus, há também proibição da circulação de passageiros no interior no barco; manutenção das janelas abertas durante as viagens; proibição do consumo de alimentos durante a viagem; uso obrigatório de face shields ou óculos de proteção e luvas pelos proeiros; funcionamento apenas em dias de semana; higienização interna a cada viagem e desinfecção geral no término da operação diariamente; e limpeza frequente dos locais de uso comum: catracas, chão do terminal e cabine de cobrança. Locais como banheiros e bancos de espera no terminal lacustre serão interditados.