10ª Festival SGB está disponível até o fim de novembro

Evento realizado pela organização Social Good Brasil reuniu 80 palestrantes nacionais e internacionais

Num mundo conectado e dominado pelos algoritmos, como engajar as pessoas para o bem e utilizar dados e tecnologias para ações de impacto social? O tema foi um dos principais assuntos abordados no 10ª Festival SGB, que ocorreu em outubro, totalmente online e gratuito. A boa notícia é que o acesso aos conteúdos do evento está disponível até o final de novembro na plataforma do festival, tanto para quem já se inscreveu quanto para quem está chegando agora. Depois, os vídeos estarão no canal do Youtube do SGB e se transformarão no Festival SGB 365, uma maneira de continuar a conversa durante todo o ano. 

Neste ano, o evento teve cinco dias de programação, mais de 20 horas de conteúdo, atrações culturais e mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais. A programação foi baseada nos pilares: os grandes temas da humanidade, habilidades do futuro do trabalho, educação em dados para todos, propósito na era dos dados e o seu poder no coletivo, com painéis e entrevistas sobre os desafios mundiais para 2022 de acordo com a ONU, inclusão financeira, uso de dados em organizações sociais, diversidade no ambiente de trabalho, como engajar as pessoas para o bem, uso de dados para o bem da humanidade, entre outros.

Entre os convidados estavam Fatou Ndiaye, jovem de 16 anos fundadora da Afrika Academy, iniciativa que difunde o conhecimento sobre o continente africano; Daniela Arrais, jornalista e sócia-fundadora da Contente.vc; Simon Mainwaring, fundador e CEO da consultoria estratégica We First e autor best-seller; Ricardo Cappra, pesquisador de cultura analítica e fundador do Cappra Institute for Data Science, uma organização que pesquisa e cria iniciativas, projetos, labs e startups para acelerar o desenvolvimento analítico ao redor do mundo; Andrew Means, fundador do Data Analysts for Social Good, a maior rede de profissionais de dados no setor social e diretor sênior da Salesforce Global; Jake Porway, fundador e diretor executivo da DataKind, uma organização que reúne cientistas de dados líderes com organizações sociais de alto impacto para melhor coletar, analisar e visualizar dados a serviço da humanidade; Fernanda Ribeiro, co-fundadora e CCO da Conta Black, comunidade financeira que ajuda a democratizar o acesso a serviços bancários, entre outros. 

Essa foi a segunda edição totalmente online do Festival, considerado o maior evento de tecnologia e dados para impacto social do país, que pelo segundo ano consecutivo teve inscritos de todos os estados brasileiros. Em 2022, o evento será no segundo semestre, presencialmente (se a pandemia permitir) e vai celebrar os 10 anos da organização Social Good Brasil. 

Apoios e Parcerias

O Festival SGB é um evento realizado pelo Social Good Brasil, que tem apoio dos Parceiros Masters Fundação Telefônica Vivo e Engie Brasil. O evento é, também, realizado pelo Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com apoio do Mercado Livre e SulAmérica.

Foto: Carlos Kobarg